Como fazer epub

Procurei por vários meses e pedi informações para várias pessoas e também nas listas de mensagens que participo, sobre como fazer um arquivo e-pub.
É destes arquivos que parece um livro, usados em um tablet, em que você vai mudando as páginas com a ponta dos dedos.

Já estava quase desistindo de descobrir esse segredo, mas, hoje acordei muito cedo e recebi uma mensagem bem simples, lacônica até vejam ela:

Fácil.

Basta ele acessar um conversor online (por exemplo,
http://www.2epub.com/) fazer upload do arquivo em
.PDF ou Doc e os caras devolvem o arquivo na hora em .epub

Abç

E ai fui no tal site conferir, e qual a surpresa.

Não é que funciona mesmo. É tão simples, quanto o explicado pelo remetente.

Ai fui conferir mais atentamente quem foi o autor do milagre.

A mensagem que recebi foi encaminhada por Claudio Romera, que obteve a dica com seu irmão Flavio. Ambos participaram no Grupo Escoteiro Guaianazes, acho que de Lobinho até Pioneiro, ou algo perto disto. Creio que foi nos anos de 1980.

A ambos meus agradecimentos.

 

Bem, de posse deste saber, fiz a conversão de alguns arquivos e passei a anotar dicas para o bom funcionamento, da minha vasta experiência de 2 ou 3 horas de uso do site. Vamos a elas:

1) O site permite que você converta vários arquivos, no limite de 5 e 25 Mb. Mas, mandando um a um , você pode creditar o nome e autoria do livro.

2) Funciona para arquivos .DOC e .PDF, mas se você tem use o DOC, pois aqueles recurso de indíce automático funciona e no PDF não.

3) Remova todas as linhas em branco, aquelas que colocamos com fontes minúsculas, só para acertar o texto na página.

4) Ah, aqueles recurso de paragráfo com entrelinha maior ou menor, não funciona, mas com espaços antes ou depois funciona.

5) Parágrafos com fundo colorido, só se você construir uma tabela de uma célula para colorir o fundo, senão a formatação dica maluca vazando.

6) Insira imagens num novo parágrafo, porque se coloca-las no meio do texto, você pode encontrar palavras cortadas no meio.

7) os parágrafos identados com letras a, b, c, etc. são transformados em 1, 2 e 3.

Você acessa o site. Escolhe o arquivo e faz upload. Anota o nome e auto do livro. Pede a conversão. Faz download do arquivo epub pronto.

Se eu aprender algo mais, vou anotar aqui, assim não corro o risco de esquecer.

:] Página criada em 14/03/2013 e atualizada em 14/03/2013.