Técnicas escoteiras

 

:: Lis Brasil ::

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O RAMO ESCOTEIRO
idéias de jogos e tarefas para treinar e praticar conhecimentos úteis

Além de atividades ligadas às etapas de progressão, podemos introduzir outros assuntos interessantes e até mesmo assuntos que já foram etapas de classe. Abaixo relacionamos algumas sugestões de atividades práticas sobre cada um dos assuntos relacionados:

1- FRATERNIDADE

    2- SEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS

       

      4- AR LIVRE

        5- TÉCNICAS ESCOTEIRAS

        6- COMUNICAÇÕES

          7- VALORES

          5 - TÉCNICAS ESCOTEIRAS

          5.a Montar campo e planta de localização retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 5.a.1 Reconhecendo o seu espaço
          1) pedir às equipes para desenharem em escala, as suas instalações de campo; 2) se necessário, montar a barraca para verificar a medida da barraca e seus tirantes; 3) feito isso, recortar os desenhos para serem utilizá-los nos futuros projetos de campo. OBS: barracas, toldo, fogão, mesa, canto do lenhador, varal, lavatório, fossa, lampião, etc.

          SUGESTÃO: 5.a.2 Mudando ao sabor do vento
          1) formar as equipes de modo que todas as equipes sejam vistas; 2) no chão, próximo de cada equipe terá um desenho de um campo e a seta do vento; 3) ao sinal do apito, as equipes desenham as instalações de campo; 4) o líder de uma equipe vai até a outra equipe fazer a sua crítica;
          5) equipe mais rápida recebe 2 pontos e mais perfeita 1 ponto. OBS: Realizar outra vez, mudando a posição do vento em 180º, realizar uma outra vez mudando o vento em 30º e conceder 3 pontos à equipe que menos instalações alterar de posição.

          SUGESTÃO: 5.a.3 Revezamento dos campos
          1) formar equipes para revezamento, ao sinal o 1º corre até um balde e pega papel com instalação; 2) corre até uma parede onde está fixado um campo e a seta do vento, e anexa sua instalação; 3) continuar o revezamento até que todos as instalações de campo estejam afixadas. OBS. para montar os campos utilizar giz em cimentado ou papéis fixados com fita adesiva, e se o piso for de terra, fixar com pregos.

          SUGESTÃO: 5.a.4 Maquetes permanentes
          1) pedir para fazer maquetes de cada um dos componentes de campo; 2) solicite para pintarem ou ilustrarem cada um dos componentes. OBS: pedir antecipadamente pedaços de papelão e caixas de diversos tamanhos, tesoura, cola, etc.

          SUGESTÃO: 5.a.5 Variando o tamanho
          1) dizer que nos grandes acampamentos, em geral é preciso ocupar apenas as medidas fornecidas; 2) fornecer um papel desenhado um campo de 6 x 8 e a seta do vento; 3) pedir para indicarem a posição de todos componentes de campo; 4) pedir novamente, agora com um campo de 10 x 5 m, depois 4 x 8. OBS: usar as maquetes (5.4.4) ou usar desenhos mesmo; as medidas fornecidas indicam sempre: frente x profundidade.


          5.b Projetar pioneiria de médio porte retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 5.b.1 Orçando a pioneiria
          1) fornecer às equipes um desenho de uma pioneiria; 2) solicitar uma relação das madeiras necessárias para montar a pioneiria. OBS: orientar para observar a proporcionalidade das medidas ergonomicamente corretas e também as medidas dos materiais de Patrulha.

          SUGESTÃO: 5.b.2 Fazer maquetes
          1) fornecer às equipes dois ou três desenhos de pioneirias; 2) solicitar que sejam construídas as maquetes. OBS: se necessário fornecer espetinhos de churrasco.

          SUGESTÃO: 5.b.3 Ergonometria
          1) solicitar às equipes uma relação com medidas ergonomicamente corretas; 2) vence equipe que fornecer maior quantidade de medidas importantes na montagem de pioneirias. OBS: orientar para que consultem livros técnicos sobre o assunto.

          SUGESTÃO: 5.b.4 Recursos permanentes para pioneirias
          1) uma esteira é um exemplo de recurso permanente para pioneirias; 2) solicitar às equipes para inventarem outros recursos.

          SUGESTÃO: 5.b.5 Pioneirias ecológicas
          1) solicitar que as equipes elaborem desenhos de pioneirias ecológicas; 2) essas pioneirias devem ser construídas usando a própria natureza, sem danificá-la; 3) vence a equipe que apresentar maior número de soluções e mais criativas.


          5.c Refeição à lenha retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 5.c.1 Refeição balanceada
          1) orientar as equipes sobre o que é uma refeição completa: entrada, prato principal, acompanhamentos, salada, suco, sobremesa; 2) solicitar o cardápio de um dia de acampamento elaborado desta forma. OBS: vence a equipe que fornecer um cardápio que agradar maior número de jovens; para variar diga que vence quem utilizar menor número de vasilhas.

          SUGESTÃO: 5.c.2 Só com o fornecido
          1) fornecer às equipes uma lista de ingredientes necessários para uma refeição; 2) solicitar que seja fornecido um cardápio daquela refeição usando a maior quantidade dos ingredientes relacionados. OBS: acrescente na lista alguns ingredientes que certamente não serão usados na refeição .

          SUGESTÃO: 5.c.3 Assalto à despensa
          1) solicitar às equipes um cardápio para um acampamento de dois dias; 2) pedir que esse cardápio seja dividido para que seis jovens tragam os ingredientes de casa; 3) vence a equipe que distribuir os ingredientes, de forma que todos arquem com igual custo. OBS: levar tabelas de preços para a elaboração os cardápios e/ou realizar a apuração.

          SUGESTÃO: 5.c.4 Sem repetir o cardápio
          1) solicitar a elaboração de 3 cardápios para acampamentos de 2 dias.; 2) vence a equipe que elaborar cardápio que agradem maior número de jovens.

          SUGESTÃO: 5.c.5 Recursos Modernos
          1) solicitar que as equipes elaborem uma lista de recursos modernos para refeições, do tipo: sopa pronta, café solúvel, etc.; 2) vence equipe que indicar maior n.º de recursos, que não constem na lista das demais equipes.