Dia do Chefe Escoteiro

Dia do Chefe Escoteiro

O Chefe Giancarlo Valente reclamou:

NEM NO DIA 06 DE AGOSTO! há um acordo.
Ele pode ser:
 Dia do Escotista,
 do Chefe Escoteiro,
 do Chefe, dos Escotistas e há o maximo,
 DIA INTERAMERICANO DO ESCOTISTA.
Há que se clamar por piedade?
Alberto Nascimento na mesma  publicação no Facebook em 07/08/2021 esclareceu:
Quando ingressei no Movimento Escoteiro, 45 anos atrás, celebrava-se o dia do Chefe Escoteiro na mesma data que homenageia os professores, 15 de outubro.
Posteriormente houve uma reunião de Escoteiros Chefes do Cone Sul em que a Associação Escoteira do Paraguai sugeriu, e as demais acataram que esta data passasse a ser celebrada no dia 6 de agosto, pelas razões amplamente conhecidas VEJA.
Apesar de não ter sido uma resolução da Conferencia Escoteira Interamericana pouco a pouco outras associações adotaram esta data com diferentes nomes: Dia del Dirigente (Paraguai, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Panamá, Honduras, Guatemala, El Salvador e República Dominicana) e Día del Educador Scout (Argentina, Nicarágua e Uruguai). A Guias y Scouts de Chile celebra o Dia internacional do Voluntário, mas na data de 5 de dezembro.
Estes dados somente se referem a associações filiadas à WOSM, pois é sabido que apesar de ter sido uma data instituída por associações do Cone Sul a ela filiadas, hoje outras associações também a adotam.
Considero que estas datas que celebram Ramos e modalidades têm mais efeito para o público interno uma vez que para o externo somos todos escoteiros, que celebra o seu dia no 23 de abril, uma data que alguns rotulam como Dia Mundial ou Internacional do Escoteiro, mas que é só nossa, já que outras associações têm datas diferentes para comemorar como Dia do Escoteiro, hoje tendendo a ser o 1º de agosto, por marcar o início do acampamento de Brownsea.
Alexandre Liber ainda na mesma postagem complementou:
 Acho que me expressei mal… eu estava me referindo ao “título” que Baden-Powell recebeu dos escoteiros em 1920. Fiz um pequeno ajuste na minha postagem.
Segue abaixo um trecho que retrata esse belo momento do Movimento Escoteiro:
“Com o propósito de honrar o papel de Baden-Powell como o fundador do Escotismo, foi sugerido por James E. West, o Diretor Executivo dos Escoteiros dos Estados Unidos, que ele recebesse o título de “Grande Chefe Índio”.
No entanto, durante a cerimônia de abertura, um dos jovens escoteiros gritou "Viva o Escoteiro-Chefe do Mundo", e assim surgiu o título oficial de Baden-Powell dentro do Escotismo, que perdurou até o dia de sua morte.
Desde então, nenhuma outra pessoa recebeu tal reconhecimento.”
HISTÓRIAS DO 1º JAMBOREE MUNDIAL DE 1920.
Carlos Alberto Nascimento esclareceu na mesma postagem:
Baden-Powell comumente chamava todos os voluntários de scout officer, ou simplesmente officer; ou Scout Official, ou simplesmente official.
Especificamente para os cargos a denominação Chief Scout era reservada para ocupantes de cargos na estrutura da associação a partir do nível Distrital, enquanto que os que atuavam nas seções eram os scoutmasters, como pode-se depreender dos artigos que ele escrevia para "The Scouter", que hoje se tarduziria para o Escotista, outro termo empregado por B-P para os adultos voluntários.
Aliás um artigo de agosto de 1913 tem justamente o título de Uniform for Scout Officials.
Mas quem sabe B-P, sob um olhar revisionista, estava errado em usar tantos nomes. Para quem quiser consultar os artigos no The Scouter segue o link.
http://www.thedump.scoutscan.com/outlook.pdf
Página criada em 09/08/2021.