Documentos sobre a fundação do Guaianazes

Foi difícil obtermos informações sobre a fundação do Grupo, pois nossa procura iniciou-se em 1997, ou seja mais de 40 anos depois da fundação da entidade.

Então começamos a procurar pessoas que poderiam ter participado do evento. Todas pessoas conhecidas como fundadoras já haviam falecido. Tinhámos que fazer uma ata de fundação para o Grupo com alguém que tivesse participado dela, para podermos manter a data original da fundação.

Localizamos o Dr. Calixto Antonio, advogado famoso da cidade. Marcamos uma reunião em seu escritório de advocacia, onde já estava o Sr. Darcy Scopel Takeshita, que também esteve presente na fundação. Conversamos com eles, eu e a chefe Márcia Perecin, quando conseguimos descobrir algumas informações importantes.

Na oportunidade, Dr Calixto nos presenteou com fotos obtidas com um famoso fotográfo da época, o sr. Beltrão Ascêncio, que costumava autenticar suas fotos com um carimbo no verso, com a data do evento.

Veja as fotos, e se desejar maior qualidade clique sobre elas.

A cerimônia de fundação do Grupo teve ampla participação popular, pois alguns dias antes, foi distribuída uma carta aberta à população da cidade, convidando a todos para participar do Grupo. Essa carta era assinada pelo prefeito Lauro Gomes de Almeida, pelo vice-prefeito Sigismundo Sérgio Balottin, por vários outros políticos, industriais e comerciantes da cidade. Eu vi esse documento uma vez, mas não consegui uma cópia dele.

Tudo aconteceu num ensolarado domingo de primavera, no dia 27 de setembro de 1953.

Primeiramente houve uma missa na Igreja Matriz da nossa cidade.

Observe a foto e veja que a igreja estava lotada e que contavamos com a presença de vários escoteiros vindos da capital para a cerimônia.

Repare também que a igreja ainda não tinha reboco nas paredes, pois havia sido  construída há pouco tempo.

Já a sessão solene de  fundação do Grupo Escoteiro Guaianazes aconteceu no Cine Anchieta (onde hoje fica a Lojas Riachuelo), na rua Marechal Deodoro nº 919.

Na foto consta, da direita para a esquerda: 1) Nemer Feres Rahal (industrial); 2) Higino Batista de Lima (futuro prefeito 1964-8); 3) Ao microfone Wallace Simonsen (banqueiro e ex-prefeito de 1945-6); 4) Oto Gustavo Becker (diretor geral da Câmara Municipal); 5) Dr. Fausto Ribeiro de Carvalho (médico) ou Edmar L. A. Rabello (industrial); 6) não identificamos; 7) Aldino Pinotti (futuro prefeito 1956-9; 8) Sigismundo Sérgio Balotim (então vice-prefeito); 9) Sérgio Vertamatti ou Dr. José Luiz Flaquer Neto (médico); 10) Darci Eugênio Takeshita; 11) Dr. Vicente Martins Paiva (advogado, oficial do 1º Ofício de Santo André); 12) Dr. Mário Trabachini (médico e industrial); e 13) Alfredo Sabatini.

O Prefeito da época Lauro Gomes de Almeida não estava presente na cerimônia, apenas seu vice-prefeito.

Mas, foi Lauro Gomes que nos instalou na Avenida Imperatriz Leopoldina, quando foi prefeito em um segundo mandato (1960-3).

Em seguida, houve um desfile na Rua Marechal Deodoro, com os escoteiros vindos da capital especialmente para a cerimônia de fundação.

A foto ilustra como era a rua Marechal na  quadra entre a Igreja Matriz e a Rua Dr. Fláquer.

Repare onde era o Cine São Bernardo, o outro cinema da cidade.

A rua era pavimentada a paralelepípedos e com uma iluminação pública bem fraca, comum à época.

Na foto, o sr. Luís Cestari (de terno), um dos fundadores e que nos primeiros anos de vida do Grupo, nos cedeu sua garagem para servir como nossa sede.

Na foto aparecem vários dos primeiros escoteiros da Guaianazes, são aqueles de uniformes novos e sem distintivos de Promessa. Lembre-se que o lenço do Grupo no início era verde e não vermelho com fita amarela.

De posse das informações, elaboramos uma ata, onde constou como Presidente da Mesa o nosso informante, e como secretário da mesa, nosso primeiro Chefe de Tropa Escoteira, Renato Cheide, dois remanescentes vivos daquela importante cerimônia.

Inserimos os nomes dos participantes, segundo as fotos e lembranças dos nossos declarantes. Clique para ver em melhor qualidade.

 

Juntamente com a ata foi registrado o estatuto do Grupo (clique para ver).

:] Página criada em 17/04/2011.