23 Fogo de Conselho

Durante a preparação das atividades escoteiras, quase sempre necessitamos uma pequena história para um fogo de conselho, para um culto ecumênico ou para inserir um tema de reflexão numa reunião de sede.

Assim, para te ajudar, colecionamos algumas histórias.
Algumas delas tem o nome de quem as remeteu e o nome do autor, o que não quer dizer que sejam realmente os seus autores, pois não tivemos condições de checar a informacão.

23   FOGO DE CONSELHO 

Aqui vão algumas coisas sobre sua questão: fogo de conselho NÃO SEI COMO FUNCIONA, MAS EPERO AJUDÁ-LO

No grupo escoteiro é uma reunião em torno de uma fogueira, uma atividade noturna, feita ao ar livre.

LAMPARADA
É uma atividade noturna, realizada dentro de um ambiente fechado e em volta ou com um foco de luz (podendo ser: lâmpada, lampião ou lanterna).
Tradicionalmente é realizado na última noite de um acampamento ou acantonamento, e dentre aos principais objetivos citamos a confraternização, a reflexão, a diversão, bem como o adestramento, que pode ser dado através de uma estória ou qualquer atividade, incluindo-se o adestramento dos sentidos, etc..

ORIGEM:
A origem exata está perdida, mas sabemos que BADEN POWEL se inspirou em dois rituais distintos: a reunião que os índios americanos faziam em torno de fogueiras para comentar seus feitos do dia, suas preocupações, e ali tomadas todas as grandes decisões e também em ritual semelhante que encontrou na África, só que lá encontrou um outro personagem "o contador de estórias", o homem que sabia de cor toda a história da tribo e que era o guardião de todas as tradições. Era ele que na hora mais importantes, relembrava os exemplos mais adequados.

FINALIDADES
* ESTIMULA A DISCIPLINA: A criança deve aprender a escutar, a aplaudir na hora certa, obedecer com alegria as ordens de sentar, levantar, cantar. Além de sua disciplina em esperar o momento da sua apresentação, bem como a disciplina que deve ter antes, durante e ensaio com a sua equipe (matilha ou patrulha).
* DIVERTE E RELAXA: Essa é a finalidade mais obvia. Depois de um dia no campo, depois de realizar uma série de atividades físicas, nada mais gratificante do que se reunir, contar e escutar algumas boas estórias.
* SOCIABILIZA: A criança se vê forçada a participar como uma peça importante do todo. Mesmo que ela não participe como elemento principal ela é necessária, que como platéia, que como elemento secundário. Além disso, todo fogo de conselho/lamparada é uma grande dramatização, é nesse ambiente familiar e amigo que a criança sente-se encorajada de representar e através da observação dos outros que ela melhora e passa a reforçar a confiança em si mesma.
* RELEMBRA A FRATERNIDADE MUNDIAL: Como uma das nossas mais caras tradições. Além disso o dirigente do fogo/lamparada deve lembrar que em alguma lugar outros escoteiros/lobinhos estão reunidos com a mesma finalidade.
* REFORÇA A MÍSTICA: Estimula a imaginação que é o tapete mágico que levará a criança onde nós queiramos. Uma sala pode virar o que quisermos. É através dela que contaremos estórias e que, principalmente falaremos sobre lealdade, dever, honra, felicidade, de maneira sucinta.
* FORTALECE O ESPIRITO DE SEÇÃO : É uma atividade exclusiva da seção e passa a ser vivida em conjunto. É um dos pontos mais altos do acampamento/acantonamento e todos contribui para isso.
* DIRIGENTE DO FOGO/LAMPARADA Através de representações, jogos, pequenas palestras, canções, danças e estórias, num clima jovial e alegre, movimentado, interessante e informal, cria situações propicias para desenvolver e incentivar na criança: a criatividade e a imaginação, a facilidade de expressão, a alegria, a sociabilidade, a autoconfiança e habilidades artísticas.
O dirigente deve reunir as seguintes características: Jovialidade, Cortesia, Firmeza, Entusiasmo, Liderança, Conhecimento das canções e das atividades que serão desenvolvidas com humildade e postura.

-----Mensagem enviada por: Salvador Faria (na época do GE Ventos do Sul)