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SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O RAMO ESCOTEIRO
idéias de jogos e tarefas para treinar e praticar conhecimentos úteis

Além de atividades ligadas às etapas de progressão, podemos introduzir outros assuntos interessantes e até mesmo assuntos que são ou já foram classe. Abaixo relacionamos algumas sugestões de atividades práticas sobre cada um dos assuntos relacionados:


1- FRATERNIDADE

    2- SEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS

      3- COMUNIDADE

         

         

        4- AR LIVRE

        5- TÉCNICAS ESCOTEIRAS

        6- COMUNICAÇÕES

          7- VALORES

          4 - AR LIVRE

          4.a Excursões e três acampamentos retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 4.a.1 Listar cinco locais para excursões
          1) solicitar às equipes que listem 5 bons locais para realizar uma excursão; 2) pode ser local já visitado com a família, com a escola, pontos turísticos de cidades vizinhas, ou excursões já realizadas pelo grupo. OBS: se desejar, podem ser ilustrados locais de acampamentos.

          SUGESTÃO: 4.a.2 Excursão de Patrulha
          1) solicitar que as equipes elaborem um projeto de excursão de Patrulha; 2) no esquema deve fornecer uma sugestão de programa para a atividade
          2) deve prever um acompanhamento (1 ou 2 pais), que não interferirão na mesma; OBS: ressaltar que com a devida preparação e autorização a atividade pode até ser realizada.

          SUGESTÃO: 4.a.3 Excursão de Tropa
          1) solicitar que as equipes elaborem um projeto de excursão de Tropa; 2) o esquema deve mencionar as atividades específicas relacionadas com aquele local.

          SUGESTÃO: 4.a.4 Baixo custo
          1) solicitar que seja elaborado um projeto para excursão de Patrulha; 2) vencerá o projeto da atividade mais interessante e que apresentar menor custo..

          SUGESTÃO: 4.a.5 À pé
          1) solicitar um projeto de excursão de Tropa; 2) desta vez porém, a excursão deve ser realizada à pé. OBS. para variar, pedir uma atividade usando bicicletas.


          4.b Jornada (sugestões de 1 a 5)
          c Percurso de Gilwell (sugestões de 6 a 10)
          retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 4.b.1 medir a distância no mapa
          1) entregar uma carta topográfica e pedir que seja obtida a medida entre alguns pontos; 2) escolher distâncias em linha reta e também em linhas sinuosas.

          SUGESTÃO: 4.b.2 Percurso de 10 minutos
          1) pedir para as equipes cumprirem um percurso de 10 minutos; 2) alguns dos elementos devem contar a quantidade de passos; 3) outros devem avaliar a distância percorrida. OBS. orientar para usar uma ruas longas, pois a distância pode ser obtida através de observação da numeração predial (se regular, normalmente corresponde a distância).

          SUGESTÃO: 4.b.3 Dividindo as tarefas
          1) pedir às equipes para que elaborem uma divisão das tarefas do Percurso de Gilwell; 2) solicitar opções para 2, 3 ou 4 pessoas e de forma que todos participem.

          SUGESTÃO: 4.b.4 Formulários de percurso de Gilwell
          1) solicitar que seja elaborado um formulário para coletar os dados do Percurso de Gilwell; 2) pedir também a criação de instruções de uso. OBS. não se esquecer onde deve iniciar o preenchimento do formulário.

          SUGESTÃO: 4.b.5 Transformando Percurso de Gilwell em mapa
          1) entregar um relatório de Percurso de Gilwell para ser transformado em mapa; 2) fornecer papel milimetrado, régua, transferidor, lápis e borracha. OBS. pode dividir as equipes para executar em duplas.


          SUGESTÃO: 4.c.6 Aferindo o passo
          1) medir uma distância de 100 m com trena; 2) cada escoteiro deve percorrer a distância umas 4 vezes e obter a sua média de passos. OBS. executar outras vezes com mochila carregada e em outro trajeto na subida, observando as diferenças obtidas.

          SUGESTÃO: 4.c.7 Percurso de Gilwell urbano
          1) solicitar que seja realizado um Percurso de Gilwell mesmo estando na cidade; 2) da mesma forma pode ser pedido um levantamento de uma quadra (quarteirão) escolher uma quadra com pouca quantidade de lotes OBS. orientar para levantar obstáculos como postes, cercas e muros de divisas, etc.

          SUGESTÃO: 4.c.8 Indo e Vindo
          1) fornecer envelope com relatório de Percurso de Gilwell para ser aberto em local determinado; 2) solicitar que seja feito o relatório do Percurso de retorno; 3) pedir para que seja executado o percurso e conferido para ver se existem erros. OBS. orientar sobre os rumos inversos e incluir erros para serem descobertos.

          SUGESTÃO: 4.c.9 Desenho mágico
          1) entregar para cada equipe listas com rumos e distâncias; 2) pedir que executem o trajeto e fincarem um espeque em cada mudança de rumo; 3) solicitar que seja colocado um sisal ou barbante unindo os espeques; 4) a equipe que descobrir o desenho que resultou do percurso ganha o jogo.
          OBS. utilizar um desenho bem simples (mapa do estado, contorno de uma casa, etc.) trocar as listas, uma inicia no 1o., outra no 3o., outra do último para o 1o., etc..

          SUGESTÃO: 4.c.10 Construindo uma trena
          1) solicitar a construção de uma trena com 30 metros; 2) fornecer: sisal, fios de lã colorida ou fita adesiva colorida; 3) orientar as marcas em: 0,1,2,3,4,5,10,20,30,40,50 cm e 1,2,3,4,5,10,15,20,25 e 30 m. OBS. combinar antes as cores de cada uma das medidas para todas as trenas ficarem iguais.

           


          4.d Rosa dos Ventos retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 4.d.1 Achando 16 rumos pela matemática
          1) pedir para as equipes listarem os rumos correspondentes aos pontos, cardeais (4), colaterais (4) e subcolaterais (8); 2) para isso devem utilizar apenas o conceito da divisão do círculo possuir 360º; 3) dividindo 360º por 2 encontra o rumo do Sul (180º);
          dividindo 180º por 2 encontra o rumo do NE (90º); e assim por diante. OBS. vence a equipe que entregar mais rápido, lista com 16 rumos e abreviaturas.

          SUGESTÃO: 4.d.2 Desenhando a rosa com 4 quadrados
          1) entregar um papel onde estará desenhado 4 quadrados, com 6, 4 , 2 e 1 cm de lado; indicar um ponto central que deverá ser comum a todos esses quadrados 2) solicitar que cada jovem desenhe sua própria rosa dos ventos, usando o verso do papel; 3) para os 4 pontos cardeais; dividir o quadrado de 6 cm em dois na altura e na largura; e
          unir as pontas dessas linhas centrais com as pontas dos quadrados de 1 cm; 4) para os 4 pontos colaterais traçar linhas, unindo os vértices do quadrado de 4 cm aos vértices do quadrado de 2 cm; 5) feito isso, a rosa dos ventos só necessita ser colorida e indicar as abreviatura de cada ponto. OBS: notar que não será necessário régua para desenhar a rosa dos ventos. Em outra atividade, entregar os papéis sem desenhos e desafiar que façam o desenho só com dobraduras

          SUGESTÃO: 4.d.3 Quatro pontos, quatro cores
          1) fazer duas linhas com 20 m, que se cruzam ortogonalmente; 2) no final delas instalar um bastão com uma bandeirola (verde, vermelho, azul e amarelo); 3) cada equipe recebe a indicação de um ponto cardeal e ocupa uma das pontas da cruz; 4) quando for anunciado que o norte é o vermelho, todas as equipes devem se reposicionar; 5) a equipe que se deslocar e formar mais rápido recebe um ponto. 6) vence a equipe que conseguir maior número de pontos. OBS: para complicar passe a anunciar o rumo de Leste ou do Oeste.

          SUGESTÃO: 4.d.4 Bola errante
          1) montar um círculo com 8 posições marcadas por bastões (pontos cardeais e colaterais); 2) formar 8 equipes, cada uma em uma das posições, numa delas tem a bandeira do Norte; 3) entregar uma bola para uma equipe (lançadora), que deve jogá-la para outra equipe (recebedora); 4) nesse instante essas duas equipes trocam de lugar entre si; 5) se a recebedora anunciar a sua nova posição, antes que a outra (lançadora) forme uma linha em seu novo posto, receberá um ponto; caso contrário é a equipe lançadora que recebe o ponto. OBS. encerrar após cada equipe atuar como recebedora por 2 vezes, vence as com mais pontos.

          SUGESTÃO: 4.d.5 Revezamento da Rosa
          1) equipes formadas em posição de revezamento; 2) diante delas um balde com 16 papéis com nome dos pontos cardeais, colaterais e ubcolaterais; 3) ao sinal de partida o 1º corre até o balde colhe um dos papéis e corre até outro local onde tem as linhas da rosa dos ventos desenhada e cola o papel no local correto. OBS. se trabalhar em classe usar lousa com as linhas traçadas e giz para anotar o ponto se for local cimentado, usar giz para traçar linhas e fita adesiva para colar o ponto, se for gramado ou terra usar farinha ou cal para traçar e pregos grandes para fixar os pontos.


          4.e Orientação retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 4.e.1 Bússola de sombra
          1) cada participante recebe um papel com um círculo de 5 cm de raio e seu centro indicados; 2) orientar sobre a forma de dobrar para obter metade, um quarto, um oitavo; 3) pedir para que anotem no papel os 8 pontos e seus rumos respectivos 4) utilizar esse papel como auxílio para encontrar o sol pelo método da sombra. OBS. lembrar que a sombra assume posições diferentes ao longo do dia, às 6 h aponta para Oeste, às 9 h para SO, às 12 para Sul, às 15 para SE, às 18 para o Leste.

          SUGESTÃO: 4.e.2 O Sul celeste
          1) numa noite estrelada, pedir às equipes que se orientem pelo Cruzeiro do Sul; 2) essa orientação deve ocorrer de hora em hora (20, 21, 22, 23 e 24 h); 3) na manhã seguinte cada equipe devem ler um relatório escrito com observações sobre esse método de orientação, se a divergência com o NM se manteve ou variou .

          SUGESTÃO: 4.e.3 Confirmando indícios
          1) solicitar que as equipes encontrem demonstrações na natureza de que o método de encontrar o Norte por indícios está correto ou incorreto;
          2) o tempo da atividade é por toda uma manhã ou tarde; 3) ao final do período, cada equipe deve apontar essas demonstrações para as demais.

          SUGESTÃO: 4.e.4 Vários métodos
          1) solicitar às equipes que em 24 horas, obtenham o Norte por vários métodos; 2) usar uma bússola para aferir as divergências em relação ao NM; 3) ao final do período entregar uma lista dos métodos usados e suas divergências. OBS. métodos: Sol, Lua, Cruzeiro do Sol e relógio (em 3 horários diferentes).

          SUGESTÃO: 4.e.5 Seguindo um rumo
          1) essa atividade pode ser realizada no campo ou na cidade, onde exigirá uma melhor preparação; 2) fornecer um rumo e uma distância, pela qual ele deve ser percorrido; 3) caso seja encontrado algum obstáculo intransponível, desviar, tentando usar deflexões de 90º. 4) ao final da distância cronometrar o tempo decorrido desde o início. OBS. pode usar duas rotas para quatro equipes, duas começam do início e duas do final e trocar as
          rotas, para cada equipe somar os tempo das duas rotas.


          4.f Ler carta topográfica retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 4.f.1 Medindo distâncias
          1) fornecer um mapa que deve ser orientado e confrontando com um local; 2) pedir para que confiram todo o mapa, pois existem erros; 3) vence a equipe que conferir todo o mapa e indicar os erros mais rapidamente. OBS. para produzir os erros insira obstáculos que não existem no terreno, ou modifique o tamanho de construções, ou modifique radicalmente a posição do Norte ou da escala.

          SUGESTÃO: 4.f.2 Escala gráfica
          1) procure em Atlas exemplos de escalas gráficas (aquela de barrinhas) para os jovens conhecerem; 2) indique algumas escalas tipo 1:10.000; 1:50.000; 1:75.000; 2) solicite que construam as escalas gráficas correspondentes, segundo os exemplos.

          SUGESTÃO: 4.f.3 Construindo um escalímetro
          1) mostre um escalímetro (régua triangular) utilizado por engenheiros, arquitetos e agrimensores; 2) explique a sua forma de utilização na construção e leitura de mapas; 3) forneça tiras de cartolina de 10 cm x 2 cm solicite que construam um escalímetro em 1:100, 1:125, 1:200, 1:250, 1:300 e 1:500. OBS. fornecer 3 tiras de cartolina de cores diferentes (bem claras), essas tiras podem ter um furo para instalação de um cordão para juntá-las.

          SUGESTÃO: 4.f.4 Encaixando a legenda
          1) forneça um mapa sem a legenda; 2) solicite que leiam e orientem o mapa, para poderem descobrir o que deve constar na legenda; 3) solicite que também forneçam a escala apropriada.

          SUGESTÃO: 4.f.5 Atualizando um croqui
          1) forneça às equipes um mapa ou croqui de determinado local (desatualizado); 2) solicite que orientem e leiam o mapa e façam as atualizações necessárias; 3) oriente o uso do processo de triangulação para obter as medidas para locar novos obstáculos; 4) oriente também para obedecerem a legenda e a escala já existente. OBS. use um mapa desatualizado ou tire xerox e recorte algumas ilustrações e copie novamente, assim quando os jovens confrontarem com o local, certamente existirão cercas, casas, pontes, etc. que necessitarão ser ilustradas em mapa .

          SUGESTÃO: 4.f.6 Carta coletiva
          1) solicitar que cada equipe monte a sua estação para o método da prancheta; 2) essa estação é uma caixa de papelão (tamanho:leite longa vida), instalado sobre um quadripé e nessa caixa colar uma folha de papel para as anotações; 2) fornecer alfinetes, régua e lápis para anotações; 3) fornecer uma lista de 7 pontos a ilustrar no croqui, 2 deles são estações das equipes vizinhas. OBS. escolher previamente os locais de instalação de cada estação e a lista dos 5 ou 6 pontos, indicar uma escala a ser utilizada por todas equipes, para que de posse do resultado das diversas estações, uma janela iluminada sirva para unir todos os trabalhos. usar a trena da sugestão 4.8.1.10 deve dar maior precisão aos trabalhos.