Fraternidade Escoteira

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SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O RAMO ESCOTEIRO
idéias de jogos e tarefas para treinar e praticar conhecimentos úteis

Além de atividades ligadas às etapas de progressão, podemos introduzir outros assuntos interessantes e até mesmo assuntos que são ou já foram classe. Abaixo relacionamos algumas sugestões de atividades práticas sobre cada um dos assuntos relacionados:


1- FRATERNIDADE

2- SEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS

    3- COMUNIDADE

       

       

       

      4- AR LIVRE

        5- TÉCNICAS ESCOTEIRAS

        6- COMUNICAÇÕES

          7- VALORES

          1 - FRATERNIDADE

          1.a História do Escotismo retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 1.a.1 Ordenar a história
          1) cada equipe recebe 12 cartões com fatos da história da Escotismo; 2) ao sinal do apito deve ordená-los; 3) vence a equipe mais rápido. OBS. para variar pode pedir que seja indicada a data ou local do fato.

          SUGESTÃO: 1.a.2 Legendando
          1) cada equipe recebe 10 ilustrações relacionadas com a história da Escotismo; 2) solicitar para que seja colocada uma legenda em cada foto; 3) vence a equipe que for mais criativa, obedecendo a realidade histórica. OBS. utilizar ilustrações do Escotismo para Rapazes ou Vida de B-P em quadrinhos.

          SUGESTÃO: 1.a.3 Esclarecendo os nomes
          1) entregar uma lista com termos relacionados com o Escotismo; 2) pedir para ser devolvida na próxima semana com esclarecimentos sobre os termos; 3) avaliar. OBS. termos sugeridos: 1- Mafeking, 2- Gilwell Park, 3- De Bois Maclaren, 4- Colar Dinizulu, 5- Deputado Chefe de Campo, 6- Aperto de mão esquerda, 7- Flor de Lis, 8- Heralds Gazete, 9- Escotismo para Rapazes, 10- Escoteiro-Chefe Mundial.

          SUGESTÃO: 1.a.4 Apresentação sobre a história
          1) pedir para trazer na próxima semana uma apresentação sobre a história do Escotismo; 2) pode ser em Power Point ou software de computador similar; OBS. recomendar para obter ilustrações na Internet ou escanear de livros.

          SUGESTÃO: 1.a.5 Negociando fatos
          1) cada equipe recebe 6 envelopes contendo um papel com um fato da história da Escotismo; 2) ao sinal do apito um da equipe vai até outra equipe para trocar um dos envelopes; 3) ao mesmo tempo podem estar recebendo a visita de uma pessoa de outra equipe; 4) os fatos disponíveis para negociação devem ficar dentro dos envelopes 5) a pessoa que visita é quem escolhe o envelope que deseja; 6) vence a equipe que conseguir juntar 6 fatos diferentes mais rapidamente.

          SUGESTÃO: 1.a.6 Montando a história
          1) formar as equipes em linha para revezar, diante de um balde distante 10 metros; 2) dentro do balde colocar 8 papéis com fatos da história do Escotismo; 3) ao sinal do apito o 1º jovem corre até o balde, pega uma das fichas e corre até um local determinado para colar o fato numa parede;
          4) vence equipe que mais rápido colocar os fatos na ordem correta. OBS. para contar pontos: 1 ponto negativo para fato fora da cronologia e 2 pontos positivos para fato com data indicada corretamente.


          1.b Jamborees retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 1.b.1 Jogo das 8 perguntas sobre Jamborees
          1) formar as equipes para um revezamento; 2) anunciar uma pergunta relativa a Jamborees; 3) o 1º de cada equipe corre determinada distância segurando um bastão; 4) ao retornar anuncia a resposta, se acertou tem direito de juntar um outro jovem; 5) repetir até que sejam anunciadas as 8 perguntas. OBS. Perguntar sobre locais dos Jamboree, datas de realização, nomes dos eventos, etc.

          SUGESTÃO: 1.b.2 Descobrir na Internet
          1) pedir para trazerem para próxima semana 6 distintivos de Jamborees; 2) fazer uma grande exposição com os distintivos e com os endereços pesquisados.

          SUGESTÃO: 1.b.3 Cantar música de um Jamboree
          1) pedir para pesquisarem para a próxima semana uma música de um dos Jamborees; 2) cada Patrulha deve treinar a música e trazer a letra para a Tropa toda cantar. OBS. Pequisar em cancioneiros; com chefes antigos. Orientar para gravar um cassete, se acharem necessário para ensinar à Tropa.

          SUGESTÃO: 1.b.4 Frase explicativa
          1) pedir às equipes para criarem uma frase explicando o que é um Jamboree; 2) solicitar que essa frase seja traduzida para o maior número de idiomas, para a próxima semana; 3) na próxima semana, montar uma exposição com as frases.

          SUGESTÃO: 1.b.5 Mosaico de distintivos
          1) montar um mosaico com distintivos dos Jamborees, daqueles de encontrar as repetições; 2) vence equipe que marcar mais pontos. OBS. Utilizar os distintivos do jogo 2 e fita crepe para colar numa parede.

          SUGESTÃO: 1.b.6 Onde e Quando
          1) fornecer às equipes 19 cartões com os locais dos Jamborees e 19 cartões com os anos de realização dos Jamborees; 2) conceder 5 minutos para ordenar as fichas; 3) vence a equipe que obter mais pontos. OBS. trocar as respostas das equipes, para uma conferir a de outra. Utilizar os distintivos dos Jamborees para atribuir os pontos de cada equipe.


          1.c Estrutura do Escotismo Mundial retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 1.c.1 Jogo quebra cabeça com a estrutura do Escotismo Mundial
          1) entregar às equipes peças de um quebra cabeça sobre a estrutura do Escotismo Mundial; 2) vence a equipe que montar a ilustração mais rapidamente. OBS. para fazer o quebra cabeça basta colar a ilustração numa cartolina e cortar.

          SUGESTÃO: 1.c.2 Montando a estrutura da WOSM
          1) entregar um papel com a estrutura do Escotismo Mundial (só com os boxes); 2) entregar também os textos para colocar dentro dos boxes e um rolo de fita adesiva; 3) vence a equipe que acertar maior número de boxes.

          SUGESTÃO: 1.c.3 Pescando a estrutura mundial
          1) equipes formadas para um revezamento, ao sinal do apito os 1ºs. partem; 2) correm até um local onde tem uma vara de pesca e várias boxes da estrutura para pescar; 3) após esta pesca deve correr até outro local onde só constam as linhas do organograma; 4) vence equipe que acertar maior número de posição dos boxes. OBS. para montar os boxes basta colar o texto em caixas de leite longa vida.

          SUGESTÃO: 1.c.4 Apresentação da estrutura da Mundial
          1) pedir para trazer na próxima semana uma apresentação sobre a estrutura da Mundial; 2) pode ser em Power Point ou software de computador similar; OBS. para melhor ilustrar sugerir coletar figuras na Internet ou escanear de livros.

          SUGESTÃO: 1.c.5 Frente ou verso
          1) equipes formadas para um revezamento, ao sinal do apito os 1ºs. partem; 2) correm até um local onde tem os boxes da estrutura; 3) após, correr até outro local onde só constam as linhas do organograma; 4) vence equipe que acertar maior número de posição dos boxes. OBS. utilizar os boxes do 1.14.3; para dificultar, colar textos diferentes nos lados da caixa.

          SUGESTÃO: 1.c.6 Estrutura de que nível?
          1) equipes recebem cartões com boxes das estrutura da Mundial, da Nacional, da Regional e de Grupo; 2) vence equipe que separar mais rapidamente os boxes da estrutura Mundial.


          1.d Atividades com outros GE's retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 1.d.1 Distintivos de atividades
          1) pedir às equipes para trazerem na próxima semana, distintivos de atividades; 2) na próxima semana, montar uma exposição com os distintivos trazidos.

          SUGESTÃO: 1.d.2 Revezamento da Fraternidade
          1) equipes formadas para revezamento, ao sinal do apito os 1ºs partem; 2) correm determinada distância e retornam; 3) nesse momento devem dizer um nome de um GE que participou no último Elo Nacional; 4) cada resposta correta marca um ponto; 5) vence equipe com mais pontos.

          SUGESTÃO: 1.d.3 Caça ao tesouro Escoteiro
          1) formar um círculo, numerando-se todos de forma que tenham sempre 2 com cada número; 2) ao ser anunciado um nº, quem o tiver, corre para a direita e dá uma volta no círculo; 3) entra por entre as pernas do seu vizinho da esquerda e pega um objeto no centro do círculo; 4) se conseguir marca um ponto; 5) mas se indicar o nome de um GE que estava no último Elo Nacional ganha outro ponto..

          SUGESTÃO: 1.d.4 Perguntas sobre os GE's
          1) formar as equipes para um revezamento; 2) ao sinal do apito o 1º de cada equipe corre determinada distância segurando um bastão; 3) ao retornar deve responder o nome do GE de um numeral anunciado; 4) se acertou tem direito de juntar um outro jovem; 5) repetir por 6 ou 8 vezes.

          SUGESTÃO: 1.d.5 Planejando visita
          1) pedir às equipes para trazerem para a próxima semana um planejamento de como receberiam a visita de uma Patrulha de um outro GE; 2) orientar para elaborarem um programa com jogos, canção, adestramento; 3) pedir para criarem uma recordação para a Patrulha visitante; 4) solicitar que telefonem para um(a) escoteiro(a) para verificar com a sua Patrulha e chefia se desejam participar da atividade.

          SUGESTÃO: 1.d.6 Planejando o futuro 1
          1) Pedir às equipes para relacionarem as atividades realizadas neste ano com outros GE's; 2) Solicitar também que relacionem as atividades que ainda serão realizadas este ano; OBS. Pode variar solicitando sugestões de atividades para o próximo ano.

          SUGESTÃO: 1.d.7 Planejando o futuro 2
          1) pedir às equipes para trazerem informações sobre o programa de atividades da nacional, da regional e do pólo, setor, área ou distrito; 2) devem ser atividades cujos jovens do ramo possam participar e cumprir essa etapa. OBS. Orientar para consultarem calendários, HP ou telefonarem para obter as informações.


          1.e Trabalho sobre o Movimento Escoteiro retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 1.e.1 Cartaz sobre Escotismo
          1) pedir às equipes para criarem um cartaz sobre o Escotismo. OBS. para variar pedir para fazerem um flanelógrafo, usando lixa.

          SUGESTÃO: 1.e.2 Apresentação animação
          1) solicitarem que as equipes preparem para a próxima semana uma apresentação sobre Escotismo; 2) pedir para que criem uma apresentação bem ilustrada e se possível com animação, feita em Power Point ou software similar.

          SUGESTÃO: 1.e.3 Propaganda de rádio
          1) pedir para montarem uma propaganda de rádio, tema: porque eu gosto do Escotismo. 2) determinar o tempo de duração: 20 segundos e tempo de elaboração 10 minutos; 3) findo o prazo de elaboração, pedir para gravarem em uma fita cassete o resultado obtido. OBS. para variar pode solicitar uma propaganda de TV.

          SUGESTÃO: 1.e.4 Biblioteca pública
          1) pedir às equipes para consultarem HP e trazerem impressas para a próxima semana. 2) solicitar que montem uma exposição com as consultas e com a lista dos endereços.

          SUGESTÃO: 1.e.5 Estatísticas
          1) solicitar para que as equipes tragam na próxima semana dados estatísticos sobre membros registrados na U.E.B.; 2) orientar para informarem o efetivo: a) masculino e feminino; b) adultos e jovens; c) de cada ramo. OBS. Solicitar que cada equipe ilustre uma das regiões brasileiras (norte, sul, sudeste, nordeste e centro-oeste), orientar para consultarem a HP da nacional.

          SUGESTÃO: 1.e.6 Área de atuação
          1) pedir às equipes para assinalarem num mapa da cidade a localização de cada GE; 2) solicitar que elaborem uma relação dos bairros que podem ser atendidos pelos GE's; 3) pedir também uma relação dos GE's, com endereço, telefone para contato e HP se houver.

           

          :] Dados atualizados em 11/10/2010.