Os três erres

   Eu aprendi que existiam os três Rs, que são:
R de reciclar;    R de reusar;    e o   R de reduzir
   Dizem que agora tem um quarto R que é o de repensar.
   Na minha opinião esse deve ser o R mais importante, pois se pensarmos direitinho, passaremos a verificar se tudo que comprarmos será necessário, se será bem utilizado  e  se vai deixar poucos resíduos.
   Você pode ir numa feira e comprar quatro laranjas, pois você hoje vai chupar uma, sua esposa outra; e as outras duas vão temperar um bolo, que será o lanche da viagem de amanhã.
   Mas, você pode ir num supermercado chic, vai encontrar seis laranjas, embaladas com uma redinha de isopor (não degradável), instaladas numa bandeja plástica e envoltas em filme plástico.
   Além de gastar mais dinheiro, provavelmente irá jogar: além de toda a embalagem, duas das laranjas fora.
   Pois é, hoje um terço dos alimentos produzidos no Brasil vai para o lixo. Você precisava de quatro e comprou seis, então duas vão para o lixo.
   Então, o R do repensar é escolher a melhor embalagem que onere  o mínimo do meio ambiente e que melhor atenda a sua necessidade.
- - -
   Meu segundo R mais preferido é o R de reusar.
   Sim porque cada vez que damos uma segunda utilidade para um produto, estamos economizando metade dos bens produzidos.
   A história de vários países que passaram por guerras nos ensina que o resto do assado vira uma sopa ou recheio do croquete. Que o arroz que esquecemos de pôr o sal hoje, vai virar um arroz doce ou um bolinho de arroz amanhã.
   Uma embalagem de suco pode virar um comedouro para passarinhos ou uma forma para o sabão em barra, feito com o óleo usado e reciclado.
   Aliás, um amigo me disse que era síndico num prédio que limpava os encanamentos a cada três meses, e que o intervalo passou para um ano, no momento em que passaram a coletar o óleo de cozinha para reciclar.
   E falando nisso, uma gota de óleo suja mil litros de água.
- - -
  Bem acho que falei de todos erres, menos e de reduzir, mas esse é o fim da picada, você só reduz e comprime o tamanho de tudo aquilo que não tem mais jeito --- vai para o lixo.
  E por falar em lixo, vamos ver como as pessoas reciclam seu lixo, ali temos lixeiras para reciclagem. Vamos ver o qeu tem de certo e errado lá?

esse texto pode servir para uma base de um MutEco.