Rubem Suffert

Rubem Suffert

O Chefe Rubem SuffertRubem Suffert é um chefe escoteiro gaúcho, nascido em Porto Alegre/SP no dia 2 de fevereiro de 1945, radicado desde 1976 na cidade de Brasília/DF. Foi homenageado com o título de cidadão honorário de Brasília desde junho de 1998.

É formado em Administração de Empresas na UFRGS e com especialização em Engenharia da Produção na COPPE-UFRJ. Foi Professor da PUC-RS e da UFRGS e deu aulas em várias instituições de ensino superiores. É funcionário publico aposentado.

Ocupou vários cargos na administração pública do Rio Grande do Sul, na administração federal e em várias ONGs.

Ingressou no Escotismo em 1955 como lobinho no 1º RS – GE Georg Black, permaneceu neste GE onde foi Mestre Pioneiro quando da implantação do 1º Clã Misto do Brasil.

Foi Comissário Regional e Diretor Presidente da Região Escoteira do RS.
No nível nacional foi Escoteiro-Chefe e Diretor Presidente da UEB. Na Interamericana foi membro e Vice-Presidente do Conselho Interamericano de Escotismo.
Foi  Diretor Técnico do 1º DF – GE Moraes Antas, Diretor Presidente da Região Escoteira do DF e membro do Conselho de Administração Nacional da UEB. Foi Diretor Técnico da Região do DF e dirigente no 1º DF foi Coordenador da Equipe Regional de Gestão de Adultos do DF..
Participou em vários Jamborees Mundiais e Nacionais, e em diversos Congressos, Assembléias e inúmeras atividades regionais e nacionais., 

Recebeu vários Diplomas de Mérito; Comendas e Medalhas de vários órgãos escoteiros do Brasil e de outros países da América.

Casado com Zalex Suffert e pai de 4 filhos e avô de 12 netos.

capa da 1ª edição do livro: Compreendendo os Fundamentos do Escotismo por Rubem SuffertEssa publicação reúne uma série de fichas técnicas, divulgadas no Sempre Alerta e no Conversando com o Escoteiro-Chefe, que elaborei quando o chefe Rubens exercia aquela função, e que recebeu boas contribuições de alguns escotistas interessados.
Sugeriu que fosse aproveitada, de forma individual, assinalando os pontos mais significativos e de imediata aplicação.

Elas também podem ser usadas pelos Adestradores, Cortes de Honra, Conselhos de Chefes e Conselhos de Clã, 

capa da 2ª edição do livro: Compreendendo os Fundamentos do Escotismo por Rubem SuffertUma segunda edição deste livro foi publicada em 1995

 

Em fevereiro de 2018, o autor não autorizou este site a hospedar a sua obra. Ele disse que ele estaria atualizando o livro e a UEB providenciando uma terceira edição.

Entretanto,  garimpando na internet  descobrimos que alguém disponibilizou um .PDF da 2ª edição deste livro. Então, estamos apenas indicando um link para aquele PDF. CliqueParaBaixar.

Esse autor também mantém um blog com muitas informações escoteiras veja.
Agradecemos a colaboração da chefe Carmem Barreira que forneceu dados biográficos do nosso amigo Chefe Rubem.

Página criada em 14/05/2018.