Caryl Chessman Trevisan

Caryl Chessman Treevisan

O Chefe Carys Chessman TrevisanCaryl Chessman Trevisan foi um chefe escoteiro no estado de São Paulo, nascido na cidade de  Curitiba/PR no dia 2 de maio de 1960. Aos 15 anos veio para a cidade de São Paulo onde conheceu o Escotismo no 189º SP Grupo Escoteiro Irapuã.

Fez sua promessa no dia 22 de maio de 1977, ainda como membro juvenil. Foi sênior e pioneiro, sempre ajudando o mesmo grupo escoteiro.

Em 1979 foi para capital federal a serviço do exército brasileiro. Ele pertenceu ao 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Dragões da Independência) na cidade de Brasília/DF. (foto), onde em suas horas de folga também participava de um grupo escoteiro daquela cidade

Voltando do serviço militar em 1980, conheceu sua esposa que também ingressou no escotismo, casaram-se em 1982 e tiveram três filhos e quatro netos.

Possuia um amor muito grande pelo movimento escoteiro, no ano de 1985 ele foi nomeado Chefe da Tropa Escoteira.

a biblioteca do chefe Caryl Trevisan

Sempre se empenhava em estar atualizando com cursos e em literaturas de todos os ramos, possuia uma biblioteca com uma grande quantidade de livros de todos os ramos e vários em outros idiomas, biblioteca esta que será preservada pela família. Foi colecionador de livros escoteiros, revistas do “Tio Patinhas”, selos, dinheiros antigos e lembrancinhas que ganhava em seus cursos.

Amava muito o Grupo Escoteiro Irapuã onde como diretor presidente dedicou sua vida em prol de nossos jovens, "deixando o mundo melhor do que encontrou" B-P.

Uma vida inteira em prol do escotismo passando por gerações: esposa, filhos e netos que estão atuantes até hoje.

Foi aprovado nos cursos: Básico Lobinho em 1982; Básico Escoteiro em 1986; Técnico de chefia e liderança em 1989; Avançado de Dirigente de Formação em 2004; Básico de Dirigente Institucional em 2013.

Foi nomeado como: Coordenador do Ramo Escoteiro – Região de SP 2001-03; Diretor Regional Adjunto de Gestão de Adultos e Diretor de Curso Básico 2005-06; Diretor de Programa Adjunto e Diretor de Curso Básico 2008-09;.

o apelido do chefe Caryl"SHERK", como ele era conhecido pelos nossos jovens, justamente por ser um ogro de um bom coração, gentil e chorão nas entregas de distintivos especiais.

Foi homenagedo em 1997com um Diploma de Mérito Regional; em 2005 com um Diploma de Reconhecimento como membro da Comissão Organizadora da Ordem da Flor de Lis e Diploma de fundador da Ordem da Flor de Lis.
Recebeu as seguintes Medalhas:  de Gratidão - Grau Prata; de Gratidão - Grau Ouro; Cruz de São Jorge; de Bons Serviços - Grau Ouro e barra de ouro (30 anos).

Dirigiu e colaborou em mais de 150 cursos da União do Escoteiros do Brasil, tanto na Região de São Paulo (capital e interior) como nas Regiões Escoteiras da Bahia e Amapá;
A região escoteira do Amapá, tinha ele em alta consideração e agradecia o apoio, os conhecimentos que foram repassados para que a região crescesse especialmente o Grupo Escoteiro Veiga Cabral.
A última participação dele, em um curso, foi em julho de 2016, em Bragança Paulista, em um Curso Preliminar, quando cantou aquela canção da formiga, que era uma daquelas que ele mais gostava.

Colaborou na revisão e compilação de vários manuais de formação. Foi o idealizador do ERERE (Encontro Regional Escotistas Ramo Escoteiro).

Foi funcionário da Região de São Paulo como gerente da Loja Escoteira de 2008 a 2010 e como executivo de 2011 a 2013.

Faleceu em 01/08/2016, na cidade de São Paulo/SP, deixando muita saudade entre os amigos e parentes.

Em abril de 2017, recebeu o Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de ação voluntária, que foi entregue “in memorian” (fonte).

Medalha recebida pela família

Em março de 2005 escreveu seu primeiro livro:"Caderno de Jornada Escoteira" ilustrando as várias técnicas utilizadas neste importante momento da vida escoteira.

Fornece muitos elementos que devem constar num bom relatório de Jornada Escoteira. 

Este livro é uma obra é assinada em conjunto pelo chefe Caryl e pelos chefes Paulo Silva Nemetz e Renata Helena Manske.

Agradecemos à chefe Renata por nos autorizar a hospedagem deste livro, cujo arquivo foi obido na internet. 

Para download use: nosso link.

Capa do livro "Conhecendo o Ramo Escoteiro"Em junho de 2005 seu segundo livro, com o título de  "Conhecendo o Ramo Escoteiro", . É um livro que ilustra conhecimentos que o jovem aspirante necessita no período introdutório na Tropa Escoteira.

 

Abrange vários conhecimentos necessários à integração do jovem aspirante da Tropa Ecoteira.

Encontramos informações sobre a Tropa, a Patrulha, Tradições, Sinais de Formação, Promessa, Lei, progressão e distintivos do ramo, história do Escotismo, Hasteamento e Modalidades.

Agradecemos à chefe Renata por nos autorizar a hospedagem deste livro, cujo arquivo foi obido na internet. 

Para download use: nosso link.

Capa do livro "Atividades - Ramo Escoteiro"Em setembro de 2007 foi lançado o terceiro livro, com o nome de  "Atividades - Ramo Escoteiro" com dezenas de sugestões de atividades práticas para cada item dos Objetivos Educacionais indicados no Programa de Jovens para o Ramo Escoteiro.

Este livro é assinado pela Equipe Regional de Gestão de Adultos - São Paulo, e pelos chefes Caryl e Renata Helena Manske.

Agradecemos à chefe Renata por nos autorizar a hospedagem deste livro. 

 

Para download use: nosso link.
 

capa do livro "Guia de Nós" de autoria do chefe Caryl e da Chefe Renata Manske

Em 2008 foi impresso o livro "Guia de Nós", de Renata Manzke e Caryl Chessman é um daqueles livrinhos práticos que devem fazer parte da estante (ou do bolso) dos aventureiros, para rever aqueles nós que não praticamos com frequência ou para aprender novos.

No estilo “pocket book” (tamanho A6  10 x 15cm), com capa dura (250 gr/m2) impressa a cores com verniz e com 71 páginas com ilustrações coloridas. O livro apresenta 26 nós e 4 amarras, com fotografias e ilustrações bem-feitas que mostram passo a passo sua execução. 

Seu formato de bolso permite que seja levado para qualquer lugar com facilidade, o que é bastante útil, por exemplo, para passar o tempo naquelas situações onde você fica preso dentro da barraca em dias de chuva forte. 

Infelizmente sua primeira edição já se encontra esgotada, e você só vai poder adquirir em algum sebo. Mas, vale a pena, pois é uma edição como uma obra de arte tanto do livro como do seu conteúdo. Parabéns aos autores e à edição gráfica.

Este livro ainda não possui um PDF para ser disponibilizado.

Nossos agradecimentos à chefe Renata Manske,  Adilson Lima, Enio Cojho  e Sonia Trevisan que forneceram informações para elabroração desta página em homenagem ao nosso amigo Caryl.

Página criada em 07/01/2019 e alterada em 16/01/2019.