Antonio Boulanger

Antonio Boulanger

O Chefe BoulangerAntonio Boulanger Uhoa Ribeiro é um chefe escoteiro do Rio de Janeiro, nascido em Campina Grande/PB no dia 18 de maio de 1955.

É engenheiro eletricista pela PUC/Rio e MSc pela COPPE/UFRJ.

Ingressou no Escotismo em 1964 como lobinho no 120ºRJ GE Mar Velho Lobo. Exerceu dentre outras, as funções de Comissário Regional, membro da Comissão Nacional de Escoteiros do Mar; Assistente Regional de Sêniores, de Escoteiros do Mar  e de Formação, e várias vezes Presidente da Assembleia Regional/RJ.

Organizou diversos eventos nacionais como os Ajuris \Nacionais de Escoteiros do Mar de 1989, 1991 e 1996, a reunião do Conselho Nacional de 1992 e diversas Reuniões de Gilwell.

Participou dos Jamborees Mundiais da Austrália e do Chile e da Conferência Mundial de 2011 de Curitiba/PR.

Capa do livro "O Chapelão" 3ª edição de 20112000 A primeira obra literária escrita pelo chefe Boulanger foi o "O Chapelão". É um livro que todo Escoteiro deve ler.

Ele conta as mellhores histórias da vida de Robert Baden-Powell de uma forma interessante e divertida, assim como o surgimento do Escotismo. 

É certamente um livro que já nasceu clássico e, portanto, essencial em qualquer biblioteca escoteira.
Escrito por um brasileiro para brasileiros e que honra a todos nós do movimento Escoteiro.

Capa do "O Chapelão" na 1a Edição de 2000Este livro teve sua 1ª Edição no ano de  2000.

A segunda edição aconteceu no ano de 2008, manteve a capa original

Já a sua terceira edição foi  revisada e ampliada pelo autor, Em  27 de abril de 2011. o CCME Centro Cultural do Movimento Escoteiro promoveu uma noite de lançamento desta obra com a preseça do autor e muitos convidados.

Capa do livro "Em meus sonhos volto sempre a Gilwell"2007 O livro "Em meus sonhos volto sempre a Gilwell" resgata importantes acontecimentos do escotismo mundial.

Trata dos fatos relacionados com a história de Gilwell Park, da Insígnia de Madeira e da Insígnia de Madeira no Brasil.

Ele é o resultado de um trabalho de pesquisa realizado pelo autor, o texto conta a história de Gilwell Park, dos seus primórdios aos dias atuais.

Contém uma lista com todos os portadores brasileiros da Insígnia da Madeira de 1924 a 2002. 

Capa do livro "Um Escoteiro no  Caminho de Santiago"2009 O livro "Um escoteiro no Caminho de Santiago" narra as experiências vividas pelo autor na peregrinação a Santiago de Compostela, realizada em 2005.

É dividido em 28 capítulos:
1) Tudo começa com o primeiro passo;
2) Neve e frio;
3) Sabadin sabadete;
4) Os templários...

capa do livro "A União" editado em 20142015 O livro "A União" foi escrito a pedido da União dos Escoteiros do Brasil, teve sua primeira edição publicada em 2015.

Em 966 páginas conta a trajetória da entidade em seus 90 anos, comemorados em 2014, apresentando registros, relatórios e documentos escritos.

Mostra a chegada do Escotismo ao Brasil, bem como seu desenvolvimento e expansão em todo o território nacional, sua evolução durante todo este tempo, seus Presidentes e personalidades que passaram nos seus 90 anos de fundação.

Além disso, mostra os relatos das atividades internacionais ocorridas no Brasil, atividades nacionais e a importância da realização delas para o crescimento da UEB.

Também fornece uma lista de todos os Escoteiros da Pátria e Insígnias de Madeira do Brasil.

Este livro é comercializado exclusivamente para Loja Escoteira, enquanto os demais livros podem ser comprados nas boas livrarias do ramo.

capa do livro "Keep On Keeping on!"2016 Já o livro mais recente do chefe Boulanger foi escrito em parceria com os chefes Maurício Moutinho e Daniel Borges.

Os autores escolheram este título, pois é o lema do 75RJ, criado ainda na "fase inglesa" do grupo.
Significa "seguir em frente, seguir em frente!".

Foi escrita em comemoração ao centenário da fundação do 75ºRJ GE do Ar Baden Powell e foi lançada no dia 14 de maio de 2016, o Livro “Keep On, keeping On! Cem Anos de História”.

Este livro além da história do grupo, traz fatos e fotos inéditas de George Edward Fox (o primeiro chefe a conquistar a Insígnia da Madeira no Brasil), e também sobre a fundação do Ramo Sênior no país.

O lançamento do livro aconteceu na sede do GE, na Barra da Tijuca (RJ), e contou com a presença dos autores.

nossos agradecimentos ao chefe Maurício Moutinho que forneceu iformações para construção desta página em homenagem ao nosso amigo Boulanger.

Página criada em 05/05/2018.