Boto Velho

Boto Velho

Fonte: LisBrasil, informa:

Falar o nome desse chefe não adianta muito, pois poucos o conhecem pelo seu nome de batismo:  Carlos Proença Gomes Sobrinho. 

Mas, o Boto Velho com certeza ele é reconhecido pela sua obra, o Livro de Jogos o mais famoso e o mais utilizado no Escotismo Brasileiro, já andou no sovaco de quase todo bom chefe escoteiro do Brasil

 

 

 

Esta é a única foto disponível do Boto Velho, obtida na folha.649 do livro "A União".

Fonte: Escritório Nacional mandou as informações que eles têm sobre o Boto Velho.
Quem fez o levantamento foi o Miro (Luiz Cesar Horn), a pedido do Thiago.

Thiago, por incrível que pareça não existe muita coisa citando o Boto Velho, mas, segundo minhas pesquisas, o nome dele era Carlos Proença Gomes Sobrinho. Seu livro de jogos, foi incialmente lançado com o nome próprio do autor, faz quase 100 anos (nos anos 20 do Século passado, em 1928), mas depois, não sei por que, passou a constar apenas como Boto Velho.
Para ter certeza comparei algumas coisas que achei, ou seja, umas páginas publicadas no “Chama Escoteira” com nome de Carlos Proença e as páginas da edição antiga do Boto Velho. Bate certinho!
O cara foi importante na história da UEB. O nome dele consta várias vezes no livro do Boulanger, "A União". 

Fonte do texto: Escritório da UEB-DN.

Carlos Proença Gomes Sobrinho - Boto Velho

Militar, oficial do Exército, da arma de artilharia, reformado como general.

Dentre as funções de comissariado, ocupou a de Comissário Internacional é a mais antiga e existe desde a eleição da primeira diretoria da UEB, sendo seu primeiro ocupante:: Bernardo de Almeida (1925/1926), e depois o chefe Carlos Proença Gomes Sobrinho (1927/1929),

1930 â1931, na Galeria dos Escoteiros Chefes da União dos Escoteiros do Brasil ele consta como Secretário Técnico (nome anterior desse cargo)..

Foi Secretário da FBEM.
Foi Inspetor da FBEM.

Foi Chefe de Tropa no 3º Jamboree de 1929, realizado na Inglaterra, 

Veja o livro "Livro: Jogos Escoteiros, do Boto Velho,  publicado em 1928 (em português arcaico).

Veja o livro "Livro de Jogos do Boto Velho,  em sua 5ª edição, publicado em 195x .

Fonte: No livro A União escrito pelo chefe Boulanger, no ano de 2014, ele informa::
a) em fls.120, o menciona como instrutor de Topografia (ainda como tenente do exército); no primeiro Curso para Chefes no Brasil, iniciado em 20/05/1926 com 50chefes. O curso consistia em 15 atividades: reuniões, uma excursão, um bivaque e dois acampamentos, realizado na cidade do Rio de Janeiro.
b) Ele também figura como instrutor  no segundo Curso iniciado em 16/12/1926 até março de 1927. Desta vez foram 18 alunos, e também foi realizado na cidade do Rio de Janeiro.
c) em fls. 122, ele consta como um colaborador na fase inicial da revista Alerta, como órgão oficial, em 28/09/1927.
d) em fls. 123, que ele foi eleito o novo Conselho Diretor da UEB, onde o chefe Carlos Proença participava como Comissário Internacional.
e) em fls. 129, que ele participou como Chefe de Tropa de 31 de julho a 14 de agosto de 1929 no III Jamboree Mundial , o primeiro com participação de 60 brasileiros, realizado na Inglaterra.
e) em fls. 129, que ele participou da delegação brasileira na "5ª Conferência Internacional de Escotismo, realizada na Inglaterra, entre 7 e 9 de agosto de 1929".
f) em fls. 130, que ele foi eleito em 15 de janeiro de 1930 como Secretário Técnico (correspondia e Escoteiro-Chefe), da nova diretoria da UEB.
g) em fls. 375, que ele foi eleito em janeiro de 1928 como Secretário, na nova diretoria da FBEM Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar, e que em julho passou a constar como inspetor da FBEM.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pelo WhatsApp, o chefe Boulanger, informou ainda:
a) Aparentemente, nasceu, cresceu e estudou aqui no Rio de Janeiro e fez concurso para a Escola Militar.
b) que ele fez carreira militar. Como coronel, presidiu uma fábrica de máscaras contra gases (pertencia ao Exército) e passou a reserva como general de brigada. Faleceu em 17/09/1956.
c) Foi Chefe da Tropa brasileira no Jamboree Mundial de 1929. Foi também Secretário Técnico da UEB (equivalente a Escoteiro Chefe.
d) O Velho Lobo (Benjamin Sodré) o admirava muito.
e) Que ele atuou bastante no Escotismo na década de 1920, depois, no início dos anos 30, aparentemente se afastou do Movimento. Não encontrou mais notícias escoteiras sobre ele, apenas no Exército,  onde seguiu carreira com promoções regulares, chegando a coronel, quando assumiu a presidência da fábrica. Depois da fábrica, teve uma missão em Buenos Aires e depois foi para a reserva como general de brigada.
f) Sobre fotos, além da do livro (fls. 649), só encontrou uma foto copiada de um jornal.
Ele é esse mais alto. Fonte: Diário de Notícias, de 01/05/1949. No artigo, bastante elogioso sobre o trabalho dele a frente da fábrica, ele é descrito como “homenzarrão vermelho de cabelos brancos” (à direita da foto).
g) Sobre a família, se sabe, muito pouco, quase nada Foi casado e tinha um filho, mas nada descobri sobre a família
h) Durante o período escoteiro, ele escrever alguns artigos ou colunas em jornais do Rio
i) Em 13/2/1948, o presidente Dutra visitou a fábrica que ficava no bairro de Bonsucesso, aqui no Rio de Janeiro.
j) Última informação, foi sepultado no cemitério de São Francisco Xavier (Caju) em 17/09/1956.
Fonte: Ofício da Rádio Clube do Pará, de 19/04/1932, o menciona como Vice Presidente da Diretoria.

Cabe um especial agradecimento:
ao chefe Alexandre Banchi pelo empréstimo do livro raridade;
ao chefe Antonio Boulanger pelas informações e fotos obtidas no seu livro, ou em nosso contato via WhatsApp.

Fonte: site do Instituto Militar de Engenharia. consta como concluinte do curso no ano de 1942.
Fonte: Efemérides Escoteiras  Secretario Técnico de 1930 a 1931 - Carlos Proença Gomes Sobrinho - (+17/09/1956) cargo este que corresponde ao cargo de Escoteiro-Chefe.
Página criada em 18/01/2022 e complementada em 25/01/2022.  Conspira1926