Benjamin Sodré

Personagens da história do Escotismo

Uma história de mais de 100 anos tem que ter alguns "heróis" que ajudaram nessa longevidade do Escotismo no Brasil. 
E como "quem não conhece a sua história, não pode construir seu futuro", o site www.lisbrasil.com resolveu inserir esta página com algumas das personalidades mais importantes desta história.

Benjamin Sodré - “Velho Lobo”

de 10/04/1892 a 1/2/1982
ingressou em: 1917 (25a)
Benjamin Sodré como escoteiroBenjamin Sodré nasceu em 1892, em Mecejana, Ceará. Ainda pequeno foi para o Rio de Janeiro, onde residiu a maior parte da sua vida.
Destacou-se em várias atividades. Foi um talento no futebol, e com 16 anos já era jogador titular do Botafogo, conhecido como “Mimi” Sodré, participando de todas as seleções brasileiras entre 1910 e 1916. Fez carreira na Marinha, servindo em vários Estados, comandando navios e alcançando o posto de Almirante.
Benjamin Sodré como almiranteDedicou-se à várias causas e instituições, dentre as quais a Maçonaria (onde foi Grão-Mestre), o Conselho Nacional de Educação Moral e Cívica e a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.
No Movimento Escoteiro ingressou em 1917, motivado pelo que leu em um livro francês alguns anos antes. Participou da fundação da Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar, em 1921, e passou a escrever uma seção sobre Escotismo na revista semanal “Tico-Tico”, assinando como “Velho Lobo”, cognome pelo qual passou a ser conhecido no Movimento.
Foi o principal divulgador da idéia de unir todo o Escotismo Brasileiro em uma única organização, e autor da convocação que resultou na fundação da União dos Escoteiros do Brasil, em 1924. Em 1925 publicou, às suas custas, o Guia Escoteiro, com ajudou muito a divulgar e melhorar o padrão de qualidade do Escotismo.
Um exemplo de vida, foi homenageado com mais de 60 títulos, entre eles o de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e a Medalha Tapir de Prata. Faleceu em 1o de fevereiro de 1982, pouco mais de dois meses antes de completar 90 anos.
fonte: fonte: Sempre Alerta, nº 162,  edição especial de 100 anos do Escotismo, de fevereiro de 2007
Página criada em 07/11/2018.