Marketing nos Grupos Escoteiros

Marketing nos Grupos Escoteiros

União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina

30 Ferramentas de Marketing para uso em Grupos Escoteiros

1 - IDENTIDADE

Não se trata de uma falsa imagem, mas de uma identidade honesta. Ela deve refletir a identidade de seu grupo ao longo de todas as suas atividades, processos e procedimentos. Certifique-se que ela reflete realisticamente como o Grupo é.

 

2 – LOGOMARCA

Algumas pessoas dão a ela o nome de marca registrada ou símbolo. Independentemente do nome, trata-se de uma representação gráfica, mais visual do que verbal, de seu grupo. Vale a pena ter um.

 

3 - SLOGAN

É um grupo de palavras que resume a proposta e o estilo de uma organização. Escolha um tema que você possa utilizar durante um longo tempo. Quanto mais utilizá-lo melhor.

 

4 - TAMANHO

O tamanho de seu Grupo influencia algumas pessoas a ingressar ou não nele. Uma organização grande não é necessariamente boa, nem tampouco uma pequena. Mas ambas podem ser boas. Você consegue oferecer os benefícios de ambas?

 

5 - DECORAÇÃO

Os clientes potenciais e os consumidores tradicionais formam opiniões sobre produtos e serviços com base na decoração de uma loja, escritório ou fabrica. No Grupo Escoteiro não é diferente, pois a decoração reflete sua identidade honesta.

 

6 – VESTUÁRIO

As pessoas assumem atitudes em relação a uma empresa com base no que diretores e funcionários estão vestindo, quando em serviço. Dirigentes e escotistas são representantes vivos do Grupo Escoteiro. Então, porque poucos dirigentes utilizam o traje escoteiro nos dias de atividade?

 

7 - ESTABELECIMENTO DE CUSTOS

Deve haver uma sintonia entre os serviços prestados pelo grupo escoteiro e a clientela que ele atende. Entre os consumidores, 14% dizem que o fator preço é determinante na aquisição de um produto ou serviço. Devemos ter claro, que o escotismo apesar de importante, não e o essencial para a maioria das famílias.

 

8 – FORMULÁRIOS

A aparência e a textura de seus formulários e circulares são uma poderosa ferramenta de marketing. Não se trata apenas de um formulário comercial, mas sim uma oportunidade de tornar mais sólido o relacionamento entre o Grupo e seus clientes.

 

9 - CARTAZES INTERNOS

Nas empresas, eles estimulam as compras por impulso, agem como vendedores silenciosos. Nos grupos escoteiros, podem ser importantes aliados para engajar pais e filhos nos projetos do grupo.

 

10 - CARTAZES EXTERNOS

Podem ser colocados perto ou longe da sede do grupo. Em escolas, supermercados e editais de empresas. Eles chamam a atenção de potenciais consumidores, encaminhando-os para o grupo escoteiro.

 

11 - HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Sim, o horário das atividades faz parte do seu marketing. Se os jovens da comunidade em que o Grupo está inserida tiverem outras alternativas de lazer no mesmo horário de funcionamento do Grupo, talvez esta concorrência prejudique o ingresso de possíveis membros e até a manutenção dos membros atuais.

 

12 – LIMPEZA

A bagunça afugenta muitos dos potenciais clientes, pois estes acreditam que a desordem pode se estender também a outras áreas da organização.

 

13 – LOCALIZAÇÃO

Sem dúvida, esta é uma das partes mais importantes do sucesso de muitas organizações. Mas é apenas um aspecto do marketing. Existem muitos outros a serem explorados.

 

14 - O PLANO DE GRUPO

E como um plano de vôo consultado regularmente para se certificar de estar na direção certa. Um bom Plano de Grupo incorpora, também, um plano de marketing.

 

15 – PROPAGANDA

Esta é uma das partes mais cruciais do processo de marketing, mas é apenas um centésimo do processo. Algumas pessoas acham que marketing significa propaganda.

 

16 - FOLLOW-UP

E um grande erro acreditar que o processo de marketing termina quando a família ingressa no Grupo, quando na verdade é aí que o marketing começa. O follow-up, ou seguimento, e a pega chave para um bom relacionamento com uma base de clientes leais.

 

17 - ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE

Empresas envolvidas com suas comunidades são empresas mais lucrativas. No Escotismo não é diferente. O lucro, no caso, é a respeitabilidade, a promoção do Grupo e do Escotismo e parcerias significativas.

 

18 - RELAÇÕES PÚBLICAS

Falamos aqui em obter publicidade gratuita nos meios de comunicação, com base em alguma notícia de interesse jornalístico. Relações públicas é uma arma importante em qualquer arsenal de marketing, mas não é a única.

 

19 – SORRISOS

Você não encontrará isso mencionado em livros de marketing, mas um sorriso é parte da matéria e faz com que nossos clientes se sintam especiais. Escotistas e Dirigentes devem sorrir e mostrar-se alegres ao receber cada pessoa.

 

20 - BOAS VINDAS

Temos apenas uma chance de dar a primeira boa impressão. Portanto quanto melhor treinada estiver a pessoa ou equipe responsável pela recepção das novas famílias, muito melhor.

 

21 - FEIRAS E EXPOSIÇÕES

Algumas empresas conseguem todas as vendas que desejam através de estandes em feiras e exposições. Uma maneira excelente de promover o grupo escoteiro é participar destas feiras, festas da comunidade, da igreja próxima, de colégios, montar um acampamento modelo, e outros.

 

22 – REPUTAÇÃO

Este, mais do que qualquer outro componente isolado, transformará clientes potenciais em consumidores. Se seu grupo tiver má reputação, nada poderá fazer com que pessoas ingressem em seu grupo.

 

23 – CREDIBILIDADE

Se seu grupo tiver credibilidade, as pessoas acreditarão na proposta educacional do Escotismo, em seus valores e propósito e em tudo mais que você disser sobre o grupo e suas estratégias de marketing.

 

24 – ENTUSIASMO

Esta contagiosa arma de marketing, que passa de dirigentes para escotistas, destes para os jovens e suas famílias, e deles para potenciais membros do escotismo. É um contágio saudável. Pratique o marketing saudável.

 

25 - MALA-DIRETA

Podemos ainda utilizar o envio de peçaas promocionais a potenciais clientes, distribuição de folders e folhetos para jovens em escolas e pragas.

 

26 – PALESTRAS

Uma maneira agradável e barata de conquistar novos membros. Os próprios jovens de seu grupo, podem se reunir em equipes e após uma autorização do diretor de uma escola, fazer uma palestra mostrando como é o escotismo e convidar os alunos para conhecerem o grupo escoteiro.

 

27 - ESCOTEIRO POR UM DIA

E um dia de atividades especiais, feitas especialmente para jovens não escoteiros. Numa empresa funcionaria como a demonstração de um produto. No grupo escoteiro uma oportunidade fantástica de demonstrar como e alegre e divertida a vida escoteira e com isto conseguir um número considerável de novos membros.

 

28 - SORTEIOS E COMPETIÇÕES

Eles chamam atenção da população sobre a existência de seu Grupo, sem falar que com um formulário bem simples, você obtém nomes preciosos para seu mailling list. O ideal é que os sorteios e competições ocorram no grupo.

 

29 - MOSTRAR A CARA

Periodicamente as seções do grupo devem sair da sede e fazer suas atividades em parques e praças. O Brasil possui um número incontável de belas chácaras e fazendas, ideal para nossas atividades ao ar livre. Porém este isolamento da população, faz de seu grupo uma instituição desconhecida.

 

30 - CAIXAS TIPO "TAKE-ONE"

Instale as caixas "pegue-um" em locais freqüentados por seus potenciais clientes; coloque dentro dela seus folhetos e observe quantas pessoas se interessam em ler o que você tem a dizer. Esta é uma arma de baixo custo e alto impacto.

 

Diante e um texto tão abrangente e claro, só me resta um complemento:
Lembre-se que seu Grupo Escoteiro deve refletir aquela famosa frase do fundador:   
“O caminho para se conseguir a felicidade é fazendo as outras pessoas felizes. ”
Página criada em 07/04/2020