Resenha dos Delta

Resenha dos Delta
A coleção  "Opiniões de Delta" é composta por 8 livretos. Abaixo postamos uma resenha, fornecida pelo chefe Marcos Cunha. Ela contém comentários sobre cada um dos casos de cada fascículo e sobre a coleção também.

a coleção "Opiniões de Delta"Resenhas sobre Opiniões de Delta:

Opiniões de Delta são diálogos entre um experiente chefe escoteiro, conhecedor de seu papel como escotista e dirigente, ora com monitores para organização de suas patrulhas ou atividades de tropa, ora com novos chefes escoteiros, sempre em busca de oferecer reflexões para que os próprios interlocutores encontrem suas respostas, mas, demonstrando sutilmente, como deve funcionar o Escotismo.

São 3 textos por fascículo, sempre curtos e objetivos, que, ao longo das 8 edições, mostram os anos passando e os jovens caminhando no escotismo.

Fascículo 1:  nosso link

Na primeira parte encontramos a narrativa de uma reunião de Corte de Honra para elaboração das atividades e melhorias da tropa, com muita participação dos jovens e sabedoria do escotista.

Em seguida existe o diálogo entre Delta e um chefe novato sobre a relevância e aplicação adequadas das tradições escoteiras.

E na terceira histórica, Delta orienta sobre a participação da família na organização do grupo e na educação de seus filhos.

Fascículo 2:       nosso link

Inicia com o experiente escotista orientando monitores sobre a organização de atividade de campo a ser aplicada por eles mesmos aos novatos.

Na segunda história, um velho escoteiro explica como contar histórias que envolvam os jovens e estimular o espírito escoteiro.

Após, temos Delta conversando com um chefe novato sobre erros e acertos na organização de um acampamento para a tropa.

Fascículo 3:    nosso link

Na primeira história Delta e o escoteiro Azul orientam um chefe novato a organizar e conduzir um Fogo de Conselho de forma objetiva e flexível, conforme a necessidade e desejo dos participantes.

Delta é questionado pelo escotista novato sobre a necessidade de atividades de patrulha e as dificuldades em aplicá-las.

Na terceira história os jovens escoteiros são orientados de forma leve sobre como vivenciar cada artigo da Lei Escoteira no cotidiano.

Fascículo 4:   nosso link

Delta explica sobre a estruturação dos distritos escoteiros e sua relevância para a divulgação e crescimento do escotismo como escola de educação do caráter da juventude.

A seguir ele orienta sobre a importância da organização pessoal e o uso de ferramentas adequadas para esse fim.

Depois Delta explica porque o Jogo de Kim deve ser aplicado continuamente nas reuniões de tropa, apresentando novos formatos e mudanças sutis.

Fascículo 5:     nosso link

Enquanto Delta e seus assistentes elaboram um jogo de Caça ao Tesouro, ele explica os princípios da liderança e sua importância para os monitores.

Na segunda parte, Delta orienta sobre formas de avaliação da progressão dos jovens realizada pela Corte de Honra.

Depois Delta dialoga com um assistente sobre troca de funções no Escotismo, novas responsabilidades, servir ao escotismo sem sentir-se perdendo o prestígio.

Fascículo 6:     nosso link

Delta inicia este fascículo relatando a importância da adequação da Jornada às características de cada jovem. Em seguida ele oferece caminhos para a avaliação do desenvolvimento do jovem e na terceira história narra-se o desenrolar de uma Corte de Honra para a elaboração de um calendário de atividades para a tropa.

Fascículo 7:     nosso link

Uma narrativa gostosa sobre a formação e aplicação de atividades em uma alcatéia, capaz de gerar bons frutos as demais seções. Na segunda história os monitores da Tropa Sênior discutem a organização de atividades desafiadoras. Na última história, Delta dialoga com um jovem que deseja ser escoteiro, checando a sua compreensão de seus deveres.

Fascículo 8:     nosso link

Delta inicia esta edição com uma conversa franca sobre desvios de conduta dos jovens e como voltar aos trilhos. A seguir ele esclarece a seu assistente como proceder para conquistar a sua Insígnia da Madeira. Para finalizar, Delta conduz uma Assembléia de Grupo de tal forma a envolver a todos os ramos e torná-la agradável a todos.

Sobre o livro:

Opiniões de Delta foi escrito originalmente em 1947 e traduzida em 1969, portanto, não podemos deixar de contextualizar certos comportamentos e o próprio programa educativo aplicado a sua época. Porém, o mais gostoso e educativo de sua narrativa é perceber que o chefe escoteiro não precisa utilizar de métodos rudes ou autoritários para conduzir adequadamente a sua tropa, principalmente assumindo papéis que não lhe cabe no cotidiano do escotismo, mas sim, mantendo a sua atenção no que é mais importante, a palavra correta para estimular os jovens em busca de seu próprio desenvolvimento.              

                            Marcos Cunha

Nossos agradecimentos ao chefe Marcos Cunha que atendeu à nossa solicitação e forneceu esse texto ao nosso site e ao Escotismo Brasileiro.
Página criada em 15/08/2018.