Cadernos escolares

CADERNOS ESCOLARES ESCOTEIROS e o Caderno de Desenho BRASIL

O Caderno Escoteiro circulou entre os anos de 1940 e o Caderno de Desenho era vendido nos anos de 1960.

Foi na década de 1940 que historicamente, o Movimento Escoteiro no Brasil, teve seu grande desenvolvimento e propagação nos meios escolares.

Na maioria dos Estados Brasileiros, ele surgiu pela formação de Batalhões de Escoteiros nas Escolas Públicas.

ABE (Associação Brasileira de Escoteiros) com sede em São Paulo, foi a primeira entidade que divulgou e organizou o Escotismo em quase todo território nacional.

Por ser um Movimento Educacional, Cívico, moral e fomentador do desenvolvimento físico, logo caiu na simpatia e no reconhecimento do povo brasileiro.

Na chamada "ERA VARGAS" (período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua de 1930 a 1945), o Escotismo foi implantado na maioria das Escolas públicas em todo Brasil. Também neste período, surgiram uma enormidade de produtos lançados comercialmente com a imagem do "ESCOTEIRO".

Entre muitos produtos, um dos que mais se popularizaram, foram os cadernos escolares e o Caderno "AVANTE!", produzido pela Gráfica SPINA de São Paulo entre os anos de 1940 a 1970, ainda hoje é o mais lembrado.

Existiram outros cadernos escolares, os quais, foram impressos por diferentes empresas e em diferentes épocas.

   
     

 

Contra capa dos cadernos:

   
     
     

 

Cadernos de desenho:

Fonte de algumas das imagens: antiguinho.blogspot.com.br
Esse texto e as imagens foram disponiblilizadas por Fabio Neiva, em 29/05/2016 e complementado na publicação em 14/02/2020.