Flor-de-Lis da WOSM (flôr roxa)

 

 

simbolismo do distintivo mundial da WOSM

 

Muitas pessoas nem sabem os vários significados desse distintivo que todos carregam no uniforme, popularmente chamado como distintivo do Bureau, como flor roxa ou como flor-de-lis da mundial.

 

É um dos distintivos mais importantes, pois aparece no uniforme dos jovens de mais de centenas de países, que fazem parte OMME - Organização Mundial do Movimento Escoteiro, cuja sigla em inglês é WOSM (World Organization of the Scout Movement).

É claro que além dele, consta no uniforme de cada jovem , a Flor-de-Lis do seu próprio país.

Me contaram uma vez que Brasil e Israel eram um dos poucos países que não usavam o distintivo do Bureau Mundial. À partir de 2000 ele passou a constar em nossos uniformes.

Para se ter a noção da importância desse símbolo, segundo a WOSM, em fev/2004 existiam cerca de 200 países, e em apenas seis não existia oficialmente uma organização Nacional Escoteira. Estes países eram: Andorra*; Republica Popular da China*; Cuba; Myanmar;Republica Democratica Popular da Coréia; Laos*  (*já existiam contatos com o World Scout Bureau).

Esta era a situação naquela data, hoje muitos outros países foram criados e muitas outras associações escoteiras também.


 

Bem, mas você quer é conhecer o significado desse símbolo. Veja abaixo a versão preto-e-branco do distintivo e seu simbolismo, numa versão de uma figura.

 

 

Já o distintivo  colorido utiliza as cores: branco e roxo.

Veja ao lado uma GIF animada demonstrando os simbolismos desse distintivo.

 


clique para acessar: o significado da Flor-de-Lis do Brasil.

 

 

 

 

 

:]