Relatório de caixa

Uma das coisas mais comuns dentro de um Grupo Escoteiro é fazer um relatório de caixa de uma lanchonete.
Apesar disto, não existe uma orientação sobre o assunto, então nosso site resolveu escrever e aqui colocar a sua experiência sobre o assunto.

Básicamente, é um relatório de entradas e saídas no caixa. Porém, deve ser lembrado e anotado tudo.

Por exemplo nas receitas, anote o troco e os tíquetes recebidos. Se houver necessidade de sangrar alguns tíquetes da cozinha para o caixa, isso também deve ser anotado.

E nas saídas do caixa, deve ser anotado os tiquetes que restaram em caixa, bem como as notas e moedas existentes no caixa. Neste caso é aconselhável separar valor por valor das notas e das moedas, para facilitar a conferência do Diretor Financeiro do Grupo. Também deve ser anotado o valor total da pendura, que é a relação de quem deixou para pagar na próxima semana.

Isto feito, a soma da entrada de caixa e a soma de saída do caixa devem bater.

 

É aconselhável também, conferir se os tíquete recebidos pela cozinha, para entrega dos produtos, bate com os tiquetes que estão faltando no caixa.

É legal também, comparar o valor das vendas com o valor das despesas feitas para essa lanchonete, para se ter a noção de quanto rendeu essa atividade. Demonstrará para todos que dela participarão um bom controle das contas.

 

Outra recomendação é tentar vender os produtos que sobrarão na cozinha, o que pode ser feita pelo preço de compra. Assim, evita-se que sobrem muitos ingredientes na sede, que poderão se estragar.

:] Página criada em 30/07/2011.