Jogos de Mesa 2

Jogos de mesa: super dominó da Alcateia

 

Dominó da Jângal

O chefe Elton Vergara Nunes me enviou via e-mail esse dominó gigante (o dominó tradicional tem 28 peças, mas este tem 45 peças e ilustra 9 animais da Jângal). A seguir ele relata como fez esse dominó.
 
Você pode baixar o arquivo do dominó em pdf, para ver bem como fica, pu em docx (word), se quiser fazer alguma modificação.
 
Montou todo o dominó no word. Ele fez uma tabela para colocar a imagens. As células onde vão as figuras ficaram com 3,75cm de altura por 3,9 de largura. O ideal é que fiquem com a mesma medida, pois assim as peças podem se encaixar por qualquer lado perfeitamente. Mas como a coisa toda é caseira, as medidas não ficou tão  precisa.
 
Primeiro cortou a madeira. Usou uma tábua de forro (pinus) e cortou em tiras longas já na largura das peças (3,9cm). Depois foi cortando as peças uma a uma no comprimento com 7,8 cm (que deve ser o dobro da largura).
 
peças prontas do dominóDepois da madeira toda cortada, mediu exatamente com que medidas tinham ficado as peças, e fez a tabela no word com essas medidas. No arquivo pdf está a tabela já terminada. Como poderão ver, são nove personagens. Isso resultou em 45 peças, é bem mais que  um dominó comum, que tem 28 peças. Ele pensou que com mais peças, podem jogar mais lobinhos. Imprimiu em folhas A4 (usou papel vergê amarelo), e recortou nas linhas pretas as duas imagens para cada peça.
 
Lixou bem as peças de madeira, e colou uma fita dupla face. Depois colou as figuras em cada uma das peças. Do outro lado, colou o papel escrito "Dominó da Jângal" (precisou imprimir três destas folhas). Ao final, cobriu com papel contact. Cortou de um tamanho tal que cobrisse os dois lados da peça, para evitar que ficasse alguma parte do papel descoberta. Desse jeito, pode até molhar que não estraga.
 
Se quiserem ver algumas imagens que ele fez, podem acessar o link abaixo:
 
Se precisarem de algo é só falar com ele.
 
Elton Vergara Nunes   Whatsapp - (53) 98461-4336
 
GE Itaipu - 149 - Pelotas/RS
 
página criada em 17/10/2018.