Atividade Sênior 1

Aventura Sênior Setorial
dias 10 e 11 de julho de 1999

 

Realizada no Setor B  -  PONTA GROSSA / PR

PROGRAMA BASE:

  SÁBADO, DIA 10/JULHO/1999   DOMINGO, DIA 11/JULHO/1999
09:00h Entrada no Campo  / Montagem do Campo
entregar normas do Campo aos Monitores
03:45h Alvorada
12:00h Preparação do Almoço 04:00h Café
12:00h Almoço 04:45h Culto
13:00h Reunião com chefia:
distribuição de tarefas para chefia
05:15h Abertura do 2º Dia / I.B.O.A.
Recebimento das Tarefas Noturnas
13:30h Reunião com monitores:
fundamentos da atividade
05:45h MÓDULO C / Jornada
14:00h Abertura Oficial. / I.B.O.A. 15:30h Retorno de todas as patrulhas à base 
Fim do MÓDULO C / Descanso/Lanche
14:30h MÓDULO A 16:15h Inspeção Geral no Campo
16:00h MÓDULO B 16:30h Divulgação do Resultado Final
18:00h Arriamento / Reunião Geral:
explicação Fogo de Conselho e do Jogo
17:00h Encerramento
18:30h Jantar    
20:00h Grande Jogo do Mercosul    
21:30h A.T.L. (Banho/Descanso)    
22:00h Explicação da Atividade Itinerante
Tira Dúvidas do Adestramento
Distribuição das  tarefas noturnas
   
22:30h Fogo de conselho    
23:30h Encerramento do dia
Tempo p/ cumprir as tarefas noturnas
   

 

14:30-16h 1:30h   MÓDULO A - Olimpíada Sênior: 90' Cvolta

Cada Patrulha deverá escolher os atletas para a Olimpíada Sênior (pelo menos dois para as 
modalidades individuais, e a patrulha inteira para as atividades de equipe). Modalidades 
individuais: Arremesso de Toco, Arremesso de Bastão, Corrida de 100m. rasos, Revezamento 
800m. Sênior,  Salto em Distância, Salto em Altura, Salto de Bastão. Em equipe: Caçador, 
SacoBol, Futebol de Sabão.

16-18h 2h   MÓDULO B (4 Bases de 30 min.) 120' Cvolta

(rodízio de patrulhas a ser definido).
1) Adestramento de Orienting – sinais de pista, avaliação de medidas, azimute, rumo, leitura e 
interpretação de cartas topográficas, marcos topográficos, coordenadas, percurso de Gilwell, 
outros sistemas de orientação, tela panorâmica, medição de locais, etc.
2) Cozinha Mateira/Acampamento Itinerante – mochila, caminhada, abrigo, cozinha mateira.
3) Primeiros Socorros – ênfase em entorses, fraturas, luxações, maca improvisada, etc. 
4) Rapel – princípios de corda, segurança no rapel, princípios de escalada, etc.

20-21:30h 1:30h   GRANDE JOGO DO MERCOSUL 90' Cvolta

Consiste em reunir várias partes de um mapa onde existem alguns países do Mercosul. Cada parte 
(no mínimo em cinco divisões) estará colada em latas/tábuas espalhadas em certos pontos do campo, 
que estarão por sistema simples de locação de pontos.
Este jogo poderá ser feito por patrulhas ou equipes, sendo que a montagem do mapa poderá ser a 
mesma para todas as equipes.

18-20h 2h   TAREFAS NOTURNAS 120' Cvolta

 

Tarefa 1: Preparar caderneta para percurso de Gilwell com no mínimo 20 pontos.

Tarefa 2: Elaboração de no mínimo de três marcos topográficos.

Tarefa 3: Elaborar, separa e planejar cardápio para almoço mateiro na atividade itinerante.

18-20h 2h   JORNADA 120' Cvolta

Explicações sobre o percurso e tarefas a cumprir
Tarefa 1: Preencher caderneta que cubra todo o percurso – mínimo de 20 pontos.
Tarefa 2: Escolher 3 pontos para locar os marcos topográficos, anotando em cada um deles: azimute,

nome da patrulha e se possível, distância percorrida do ponto inicial.
Tarefa 3: Escolher um ponto do percurso (com indicação na caderneta), onde deve-se medir a altura 
de uma árvore, a largura da estrada, e uma tela panorâmica da margem direita, ou esquerda 
do local.
Tarefa 4: Escolher um ponto do percurso (com indicação na caderneta), e medir a largura da estrada.
Tarefa 5: Escolher um ponto do percurso (com indicação na caderneta), e fazer uma tela panorâmica da 
margem direita, ou esquerda.
Tarefa 6: Escolher trecho para fazer sinais de pista (mínimo 15, com 6 tipos diferentes).

Tarefa 7: Indicar no mapa: ponto mais alto, tipo de povoamento, tipos de estrada, onde está localizado
o maior maciço de água, como é chamada a região onde se encontram.

Tarefa 8: Observar e anotar os sinais de pista, se houverem.

Verificação do material da atividade (p/ patrulha: Bússola, cartas topográficas, material anotação, cabo
solteiro,refeição, marcos topográficos, cadernetas,  mochila de assalto, material de rapel, etc.). 
Jornada -  Liberação das primeiras patrulhas com intervalos de 5 a 10 minutos entre elas com previsão de
percurso de 12 a 15 km. até ponto final e volta, computada em 7 horas de percurso total, com 
60 – 75 min. para almoço (preparação e consumo).   Previsão para 10 patrulhas horário de partida:
5:50/6:00/6:10/6:20