Acampamento 2

Acampamento de Tropa - dias 25 e 26/08/2.000

Bons jogos competitivos, boas condições do tempo, no Clube de Campo Anchieta

PROGRAMA BASE:      

  Sábado, DIA 25/08/2000   Domingo, DIA 26/08/2000
HORÁRIO  ATIVIDADE HORÁRIO  ATIVIDADE
07:15 Chegada na sede 06:40 Alvorada ATL B
08:25 Saída para o campo 07:00 Café
09:10 Chegada ao campo 08:30 Hasteamento 
10:00 Abertura de campo 08:45 CULTO
09:30  Montagem de campo 09:15 Inspeção
11:30 Almoço  (lanche em Patrulha) 09:30 ATIVIDADES Nº 02
13:10 INSPEÇÃO SURPRESA    
14:30 ATIVIDADES Nº 01 11:30 Almoço e ATL C
17:00 Banho 13:00 Desmontagem de campo 
17:40 Arreamento (Patrulha de Serviço)  14:00 ATIVIDADES Nº 03 
18:00 Jantar e ATL A 15:30 Encerramento de campo
20:30 Fogo de Conselho  15:45 Saída do Campo
21:45 Jogo Noturno 16:15 Chegada na sede 
22:15 Bate papo com a chefia 16:15 Arrumação de material 
23:00 Recolher 16:45 Conversa da chefia e Premiação
23:30 Silêncio 17:00 Debandar

Abreviaturas utilizadas: 
AB Abertura;       AD Adestramento;     CA Canção;                       EN Encerramento;              JA Jogo Ativo
JC Jogo Calmo;  JK  Jogo Kim;           JQ Jogo Quebra Gelo;      JR Jogo de Revezamento;  TP Trabalho de Patrulha      

13:10 h  0:30h   INSPEÇÃO SURPRESA   30'  Programa

Realizamos uma inspeção surpresa, na qual as 4 Patrulhas eram visitadas ao mesmo tempo,
sendo que cada Chefe inspecionava um dos itens:
Organização e Limpeza - Chefe Silvia;                       Pioneirias - Chefe Robson;
Canto do lenhador e Apresentação - Chefe Cabello;         Intendência - Chefe Monica

14-17h  3h   JOGOS E ATIVIDADES Nº 01  180'   Programa
 HORÁRIO  DUR.    ATIVIDADE  RESPONSÁVEL
 14:30 h  20' JA  Caça ao tesouro em X     Monica
 14:50 h  20' JA  Cidade x Cidade     Cabello
 15:10 h  20' JA  Inspeção de mochilas     Cabello/Robson
 15:30 h  25' - -  Lanche e colocar roupa de banho     Patrulhas 
 15:55 h  20' JA  Futebol de Sabonete   Silvia
 16:15 h  20' JA  Bexigas c/água (vendados)   Chefia
 16:40 h  20' JA  Guerra d´água   Cabello

 

18-20h  2h  ATL A  120'  Programa

Fogo de Conselho (tema:   "ISSO É UMA GRANDE MENTIRA"  
As Patrulhas devem criar uma apresentação sobre o tema, com duração de 3 minutos e uma 
canção de livre escolha.

20:30-21:30h 1h  FOGO DE CONSELHO   60'  Programa

TEMA: 'ISSO É UMA GRANDE MENTIRA' 
após cada apresentação, um trecho da canção: Que mentira que lorota boa
Apresentação da Búfalo: 
"Propaganda eleitoral" (bravo da Búfalo);
Canção da Sol: Pais e Filhos (Legião Urbana);
Apresentação da Gemini: "Teletubies" (bravo da Sol);
Canção da Cavalo: Kala ka tumba;
Apresentação da Chefia: "Salto de pára-quedas";
Canção da Búfalo: Um elefante se balançava;
Apresentação da Sol: 
"Promessas de campanha eleitoral" (bravo da Cavalo)
Canção da Gemini: História da serpente;
Apresentação da Cavalo: "a Fábula de Pedro e o lobo" (bravo da Gemini);
Canção da Chefia: "Eu sou um musicante" 
Ao final do Fogo, o Chefe falou sobre a importância de ser confiável e o valor de ser 
verdadeiro e honesto, relacionando esses valores com a Lei e Promessa Escoteira.

21:45-22:15h 0:30h  JOGO NOTURNO   30'  Programa

JOGO: VAGA-LUME MALUCO 
Os monitores foram designados para se esconderem no campo, com a incumbência de, dentro de
10 segundos após um apito da chefia; piscarem uma lanterna em direção ao campo da chefia.
Se, no prazo de contar até 30, receberem a visita de uma Patrulha; devem fazer uma marca de
com guache, no local designado do rosto.  Vence a Patrulha que primeiro conseguir as 4 marcas.

07-08:30h  1:30h   ATL B  60'  Programa

INSPEÇÃO E CAFÉ: Os monitores deve orientar suas Patrulhas na distribuição das tarefas
necessárias para preparar o campo para a inspeção e também como fazer o café.   

8:45-9:00h  0:15h   CULTO  tema: A FELICIDADE  15'  Programa

Foi solicitado que cada Patrulha apresenta-se uma música que mais retrate a "FELICIDADE".
Também foi solicitado um texto de 5 à 10 linhas sobre "O QUE É SER FELIZ" 
Iniciamos o culto com a oração do Pai Nosso. Em seguida houve a apresentação das músicas e
a leitura dos textos.
Foi lido também textos do fundador das páginas 22 e 209 do livro Caminho para o Sucesso.
Em seguida, cada jovem recebeu um pequeno cartão e caneta com a orientação de escrever
um cartão com votos de felicidade, como se fosse destinado a um grande amigo ou amiga.
Deveria também colocar o seu nome.
Depois de recolhidos,  os cartões foram distribuídos e cada um leu em voz alta o seu, sem
mencionar o nome do autor.
Muitas mensagens bonitas foram criadas, que almejaram os melhores votos a todos os presentes.
A Chefia aproveitou para falar da importância do amor e do serviço ao próximo, relacionando
com a nossa Lei e Promessa. 

9:55-11:00h 1:05h  JOGOS E ATIVIDADES Nº 02  65'  Programa
 HORÁRIO  DUR.    ATIVIDADE  RESPONSÁVEL
 09:55 h  15' JA  Chama, chama  Chefia
 10:10 h  50' TP  Pioneirias  Robson

 

JA: CHAMA, CHAMA
Cada Chefe dá uma chamada geral com um sinal de formação diferente e dispensa os jovens.

Em seguida outro chefe, em outro local realiza uma nova chamada. Utilizamos: Ombro a ombro 
(Ch. Cabello); Círculo (Ch. Monica); Por Patrulha (Ch. Silvia); Ferradura (Ch. Robson).
Foi aproveitado para passar orientações sobre a movimentação adequada das Patrulhas.

 

TP: PIONEIRIAS     
Cada Patrulha escolhe um envelope com um desenho de pioneiria a desenvolver.
No prazo de 45 minutos deve ser executada, com a seguinte imposição, a pioneiria não pode
possuir madeiras fincadas no chão. 
Os desenhos ilustravam 4 diferentes pioneirias:
1- lavatório = Patrulha Sol;                         2- mastro = Patrulha Gemini; 

3- varal = Patrulha Búfalo;                          4- assento sanitário = Patrulha Cavalo.

 

11:30-13h  1:30h  ATL C  150'   Programa

Cada Patrulha já tem designado os escoteiros que atuarão na etapa de cozinha.
Os demais devem ser distribuídos de forma que um deles fique no campo para iniciar a 
desmontagem e os demais devem ir desmontar as barracas, para aproveitar o tempo seco;
pois pode ocorrer chuva mais tarde.

14-15:00h 1:00h  JOGOS E ATIVIDADES Nº 03   60'  Programa
 HORÁRIO  DUR.    ATIVIDADE  RESPONSÁVEL
 14:00 h  30' JA  Caça à bandeira  Robson
 14:30 h  15' JA  Futebol de tudo  Monica
 14:45 h  15' JC  Achar a bandeirola  Cabello/Robson

JA: CAÇA À BANDEIRA
Dividir a Tropa em duas grandes equipes. Cada jovem tem uma vida (papel,colocado na cintura). 
Cada equipe tem um local com duas bandeirolas, a ser defendido dos ataques da equipe adversária.
A forma de excluir o oponente da disputa é tirar a sua vida. A chefia fornecerá quantas vidas 
sejam necessárias. O objetivo de cada equipe é capturar as duas bandeirolas da equipe adversária 
e trazer para seu local  sede. Para agilizar o jogo, cada local de bandeirolas tem uma área 
demarcada. Se um jovem da equipe  atacante entrar nessa área com vida, ganha o direito de 
levar uma bandeirola até o local de bandeirolas da sua equipe.

JA: FUTEBOL DE TUDO
Um futebol que vale tudo. Pode chutar ou agarrar a bola com a mão. Apenas todos devem
tomar cuidado para só chutar quando não tiver nenhum perigo de atingir ninguém. 
Os escoteiros e escoteiras foram muito cuidadosos e nenhum acidente ocorreu.

JA: ACHAR A BANDEIROLA
Aproveitando a realização do jogo de futebol, recolhemos as bandeirolas que foram escondidas
no campo, para que as Patrulhas procurassem.


CARDÁPIO:
O almoço foi um lanche comunitário em Patrulha.
Já as demais refeições foram de livre escolha das Patrulhas.
Mas parece que o famoso Arroz com atum ganha cada vez mais popularidade.
Ele foi inventado em 1998, graças a um cachorro que comeu a carne de um jantar.
O prato é simples: coloque uma lata de atum ralado numa panela de arroz pronto, serve 8 pessoas.  

Página criada em 18/02/2018.